Em Potirendaba, Tabapuã e Uchôa mais de 260 alunos deverão prestar o Enem neste domingo

Posted by at 6:00 Comments Print

Pelo menos 260 alunos de Potirendaba, Tabapuã e Uchôa deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no próximo domingo (9). A prova serve não só para o ingresso na universidade, mas também para conclusão do ensino médio ou até para obtenção de vagas de intercâmbio.

Em Potirendaba, 120 alunos das quatro salas de terceiros colegiais da Escola Estadual Achiles Malvezzi foram inscritos. Segundo a secretaria da escola, dezenas de treineiros da unidade que prestam o exame para ir se preparando também vão fazer a prova.

Em Tabapuã, na Escola Estadual Capitão Orácio, cerca de 70 vão prestar a prova. Em Uchôa, na Escola Estadual Professor Pedro Elias, 68 alunos farão a avaliação. No domingo, os alunos da região vão para escolas e faculdades de São José do Rio Preto, locais em que o exame é aplicado.

Em todo o país, o 8,7 milhões de estudantes devem prestar o exame. O ENEM foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação – ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.

Confira os sete bons motivos para se faze o Exame:

1. Autoavaliação:
A prova do Enem oferece várias possibilidades e serve como uma avaliação individual. Fazendo a prova, você vai poder medir como estão seus conhecimentos.

2. Vestibular:
Fazendo a prova do Enem, além de se avaliar, você também estará se preparando para as provas de vestibular. Com ela, você vai ter uma noção de como fazer a prova do vestibular e como funciona o gabarito.

3. Graduação:
Este é um dos motivos mais importantes para se fazer o Enem. Pois é através do Exame Nacional do Ensino médio que muitos estudantes conseguem uma vaga em um curso de graduação. Principalmente agora que muitas faculdades/universidades aderiram a nota do Enem como critério de avaliação.

4. Emprego:
Quem diria, mas o Enem pode garantir o seu emprego. Isso é possível, porque algumas empresas usam como critério principalmente a nota da redação, já que, em muitos locais, é exigido que o candidato escreva uma redação.

5. ProUni:
Com o Enem você pode participar do ProUni, e conseguir uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

6. Indicador:
O Enem também serve como um indicador para medir o nível da escola. Através dos desempenhos dos alunos, é possível verificar como estão os estudantes de determinado colégio. Por isso, capriche em seus estudos e ajude a sua escola a ser uma das melhores do Brasil.

7. Avaliador:
E, por último, o Enem também serve como um indicador interno nas escolas, pois, através do desempenho dos alunos a escola pode descobrir como está o ensino e o que pode ser melhorado.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts