Em Potirendaba SAEP instala mais 240 metros de emissário para tirar esgoto da Represa Municipal

Posted by at 11:59 Comments Print

O Saneamento de Água e Esgoto de Potirendaba (SAEP) construiu até esta sexta-feira (10/05/2019), mais 240 metros de tubulação do emissário de esgoto. O objetivo é interligar a rede que hoje despeja milhares de litros de dejetos na Represa Municipal.

A batalha pela despoluição da represa e também do córrego Água Espalhada é uma bandeira antiga defendida pela Gazeta do Interior. Em novembro de 2012 nossa reportagem mostrou que a falta deste emissário causou a morte de milhares de peixes na represa da cidade.

Potirendaba produz, por mês, uma média de 61 milhões de litros de esgoto. Atualmente, boa parte dele vai diretamente para as bacias hidrográficas dos rios Tietê, ribeirão do Borá e Ribeirão Barra Mansa sem nenhum tipo de tratamento. O município já foi notificado e até autuado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Em novembro do ano passado as obras do emissário que interliga os bairros Distrito Industrial e Luiz Pastorelli ao Centro da cidade foram concluídas. Agora a missão é levar este encanamento até a Estação de Tratamento de Esgoto, ao lado do Aterro Sanitário.

Para esta ligação serão necessários 2,9 mil metros de tubulação no total. Até agora foram concluídos 240 metros deste serviço, mas que segundo o coordenador do departamento, Jessy James Innocenti, o objetivo é executar mais 660 metros até o final deste ano.

“Com essa interligação até o final deste ano já vamos voltar a ter vida na represa da nossa cidade e poder enche-la novamente. Estas obras estamos executando com mão de obra própria e com a tubulação doada por empresas do município. Já a interligação daqui da represa até às lagoas de tratamento estamos firmando parceria com loteadores que executarão os serviços”, explica.

(Foto: Agência Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts