Em “Loja do Bem”, HB de S. J do Rio Preto ensina como salvar vítimas de infarto

Posted by at 6:00 Comments Print

Começou a funcionar nesta sexta-feira (9), a “Loja do Bem” do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Até o dia 1º de outubro, as pessoas poderão doar toalhas brancas e produtos de higiene e participar de várias atividades de prevenção por meio de palestras e dinâmicas interativas.

Neste sábado, das 16h às 20h, os profissionais do hospital realizam manobras de reanimação cardiorrespiratória em bonecos que simulam situações reais. A enfermeira responsável pela Emergência do Hospital, Viviane Parise,  explicará como realizá-las em situações de emergência na rua, por exemplo, quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca.

Segundo ela, é essencial que toda a população conheça os sintomas de uma parada cardíaca e como restabelecer a circulação e a respiração de imediato. “Com a reanimação, tentamos retardar ao máximo a lesão cerebral até que a pessoa receba o tratamento adequado por profissionais qualificados que tentarão fazer com que o coração e os pulmões voltem a funcionar normalmente”, diz a enfermeira.

No domingo, das 14h às 20h, as equipe de transplante de fígado, rim e pulmão vão apresentar as principais doenças que ocasionam problemas e falência nos órgãos e como se previr delas.

Diferente de uma loja tradicional, cheias de produtos para a venda, a Loja do Bem se inicia com prateleiras vazias prontas para serem ocupadas com doações. Nesta edição, os clientes poderão doar todos os tipos de toalhas brancas (devem ser desta cor por causa do processo de desinfecção pelo qual passam), sabonetes, pastas e escovas de dentes que serão utilizadas pelos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), os quais fazem parte de 85% do total de pacientes atendidos pela Funfarme por meio de medicina de alta tecnologia, atendimento humanizado e de qualidade.

Para o diretor executivo da Funfarme, Horácio José Ramalho, essa parceria é uma oportunidade inédita de estender às pessoas que circulam pelo Iguatemi Rio Preto conhecerem o trabalho realizado no complexo Funfarme. “Além de atuarmos no atendimento direto aos pacientes, temos ações educativas importantes que gostaríamos de ressaltar. Estamos muito animados com essa experiência junto ao shopping.”

A Loja do Bem está localizada no piso térreo do Shopping Iguatemi e funcionará todos os dias, nos horários do centro de compras.

(Foto: Divulgação)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts