Em Ibirá projeto recolhe e destina mais de 2 mil litros óleo vegetal utilizado

Posted by at 12:13 Comments Print

Reportagem de 27/09/2019

Em meio ao turbilhão de ações humanas de degradação do meio ambiente, em Ibirá um projeto de lei prevê a destinação correta de óleo vegetal utilizado em residências, bares, restaurantes e hotéis da cidade. Batizado como “Ecóleoibira Meio Ambiente”, o projeto já coletou mais de 2 mil litros de óleo usados.

O projeto de lei criado pelo vereador, Vinicius Moreira (PV), tem como objetivo recolher e destinar de forma correta o produto que é considerado um dos mais poluentes do mundo. Além disso, cria campanhas educativas, critérios e metodologia para o recolhimento seletivo, além de estabelecer critérios para a destinação correta.

Na cidade foram instalados eco pontos denominados “Ecóleoibira” para que os moradores possam levar o produto. Eles estão localizados nas escolas municipais e estadual, como também em comércios e na Casa da Agricultura.

A cada quatro litros de óleo de cozinha usado, a pessoa recebe um litro de óleo novo. Desde que o projeto entrou em vigor, foi coletado mais de 2 mil litros de óleo usados e destinados, de maneira correta, evitando de ir parar nos esgotos e nos rios.

Todo o produto é levado para uma empresa em Bady Bassitt que é a responsável por recolher e dar a destinação correta. A poluição causada pelo óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes.

O óleo despejado diretamente no esgoto encarece o tratamento em cerca de 45%.  Além de todos estes problemas, ele ainda causa mau cheiro e pode provocar entupimento, ajudando a causar refluxos e alagamentos.

“É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha usado, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, apenas um litro de óleo pode ser capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos”, diz o vereador, Vinicius Moreira.

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts