Em caso raro, mãe dá à luz a gêmeas siamesas em hospital da região

Posted by at 9:57 Comments Print

Em um caso bastante raro da medicina, uma mãe de 21 anos deu à luz a gêmeas siamesas na última terça-feira (25/06/2019), na Santa Casa de Fernandópolis (SP). As irmãs foram transferidas para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto.

A criança que nasceu com dois corações e quatro pulmões, ainda não teve seu real estado de saúde divulgado. Para receber os cuidados médicos adequados, elas foram levadas para o HCM em Rio preto, onde permanecem internadas.

A família não autorizou a divulgação de informações sobre as meninas. Em nota, o HCM disse que elas estão internadas em uma UTI neonatal, porém disse que após consulta, a Vara da Infância e Juventude de Rio Preto proibiu qualquer imagem ou divulgação de informações das crianças.

O complexo Funfarme, responsável pelo hospital, informou que já realizou outros três atendimentos à gêmeos siameses em sua história, dois pelo Hospital de Base e um, pelo HCM. Infelizmente, em nenhum dos três casos as crianças sobreviveram.

Explicação

O termo “gêmeos siameses” foi estabelecido como referência aos irmãos Chang e Eng, que nasceram em 1811 no antigo Sião, território da Tailândia atualmente. Eles eram ligados pela região torácica, se tornaram artistas circenses e ficam conhecidos como “os irmãos siameses”.

A explicação para o fato seria uma malformação que caracteriza os gêmeos coligados. Isso só acontece quando um único óvulo é duplamente fecundado. Em geral, em pouco mais de uma semana o embrião se separa em dois.

(Foto: Divulgação WhatsApp)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts