Doria inicia flexibilização de decreto a partir de junho na região de S. J. do Rio Preto (SP)

Posted by at 13:53 Comments Print

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, (27/05/2020), o plano de retomada gradual da economia nos 645 municípios paulistas. Aqui na região de São José do Rio Preto comércios poderão voltar a funcionar com restrições.

O planejamento está dividido em cinco fases e a flexibilização acontecerá de forma regionalizada. Enquanto a Grande São Paulo e o litoral permanecem na fase 1 – a mais restrita –, a região de Rio Preto segue, a partir de 1º de junho, para a fase 2, que prevê um relaxamento, mas ainda com restrições e proibição do funcionamento de algumas atividades econômicas.

  • Fase 1: Alerta máximo – fase de contaminação com liberação apenas de serviços essenciais;
  • Fase 2: Controle – Fase de atenção, com eventuais liberações;
  • Fase 3: Flexibilização – Fase controlada, com maior liberação das atividades;
  • Fase 4: Abertura parcial – Fase decrescente, com menores restrições;
  • Fase 5: Normal controlado – Fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos.

Rio Preto já tinha flexibilizado o decreto estadual e alguns comércios já estavam em funcionamento. Nesta segunda fase, os shoppings centers poderão retomar às atividades já a partir do dia 1º de junho.

“Os shoppings vão funcionar com um fluxo em torno de 20% da capacidade original, respeitando o distanciamento de 1,5 metro, horário reduzido (funcionamento de quatro horas) e limitação do uso de praças de alimentação”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A fase 3, que o governo não detalhou quando iniciará, permite a abertura, com restrições, de bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza. As academias só poderão abrir na fase 4. Já a fase 5, prevê a abertura de todos os setores econômicos, incluindo espaços públicos, teatro, cinemas e atividades que promovam aglomeração, incluindo eventos esportivos.

Rio Preto tem 587 casos confirmados e 20 mortes provocadas pela COVID-19 até esta quarta-feira (27/05). Mesmo a região não cumprindo a recomendação do isolamento social, os números têm se mantido estáveis e por isso se enquadrou no plano de retomada da economia.

(Fotos: Reprodução e divulgação)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts