Dobra o número de doações de órgãos e tecidos na região

Posted by at 2:13 Comments Print

Da Redação

redacao@gazetainterior.com.br

O número de doações de órgãos e tecidos na região de Rio Preto teve um aumento de 100% no 1┬░ semestre de 2012, se comparado com o mesmo período do ano passado. A informação é da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Base.

No primeiro semestre de 2011, 55 famílias disseram sim a doação, já em 2012 esse número saltou para 111.

O número de córneas doadas neste período do ano passado foi de 44, já em 2012 foi de 93 doações, que resultou em um aumento de 111%. Já as doações de múltiplos órgãos saltaram de 11 para 18, um acréscimo de 64%.

Segundo o coordenador de captação de órgãos do Hospital de Base este significativo aumento se deve a conscientização da população.

“A população está mais consciente e melhor informada e isto reflete na queda nas recusas de doações de órgãos”, diz Dr. Picolo.

Ele comenta ainda que no ano passado foi intensificado o trabalho de educação continuada nos hospitais da região, permitindo que os profissionais identifiquem potenciais doadores.

“Queremos continuar com o trabalho de educação continuada dos profissionais de saúde através de aulas expositivas e cursos específicos para detecção e manutenção do potencial doador de órgãos. É fundamental a participação de todos, para difundir todos os passos do processo doação e transplante no país”, conclui Dr. Picolo.

Destaques Saúde Últimas Notícias , , , ,

Related Posts