Dicas para comprar o aparelho ideal de ar condicionado

Posted by at 16:12 Comments Print

Entre os meses de novembro a fevereiro, as temperaturas sobem e, ao mesmo tempo, cresce a procura por aparelhos de ar condicionado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), nos últimos anos o setor teve um crescimento de 12%.

Apesar da crise econômica, o consumidor não abre mão de um bom ar-condicionado para proporcionar bem-estar e conforto térmico: a demanda por climatizadores cresce a cada ano. O cliente recorre a diversos meios para garantir a aquisição: parcelamento, ofertas, pesquisa de preços e planejamento financeiro entram em cena para proporcionar um verão agradável.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas na hora de escolher o modelo que atende melhor às suas necessidades. Passar o alto verão sem contar com um equipamento moderno e econômico não está nos planos do consumidor brasileiro. Se esse é o seu caso, saiba como escolher o aparelho mais adequado para sua residência ou espaço comercial.

Como escolher o ar-condicionado ideal

●    Ar-condicionado janela

O clássico modelo de janela é bem compacto e para ser instalado é necessário fazer um buraco na parede, para que o equipamento seja acoplado. Simples e tradicional, o ar-condicionado de janela é indicado para dormitórios pequenos, saletas e ambientes de dimensões reduzidas.

Atualmente, modelos de 7 mil BTU’s são ideais para espaços de até 10 m². Em caso de ambientes com mais de 60 m², recomenda-se um aparelho de 30 mil BTU´s. Além de moderno e eficiente, o ar-condicionado de janela conta com um preço mais acessível.

●    Split

O ar-condicionado split, também conhecido como ar-condicionado de parede, é dividido em duas partes: a evaporadora fica na parte interna e a condensadora na parte externa. O resultado é um aparelho extremamente silencioso, com grande capacidade de refrigeração, que pode ser instalado em espaços reduzidos ou amplos. Para instalar o equipamento, é necessário que haja espaço para acomodar a condensadora, além de realizar algumas alterações na tubulação. Discreto e moderno, o split conta com diversos recursos e alguns modelos contam com o selo Procel A de economia.

●    Ar-condicionado Inverter

Um dos modelos mais inovadores do momento é o ar-condicionado que conta a com a tecnologia Inverter, que reduz o consumo de energia elétrica em até 60%. Este modelo de split é indicado para ambientes que precisam de climatização por longos períodos de tempo. Ecológico, o Inverter controla a velocidade de rotação do compressor do aparelho de acordo com a necessidade de refrigeração do ambiente, reduzindo picos e ruídos de flutuação.

Como calcular a potência do ar-condicionado?

Para escolher a potência correta, diversos aspectos devem ser levados em consideração: quantidade de pessoas, incidência de raios solares, equipamentos eletroeletrônicos e metragem do ambiente.

Para calcular corretamente, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • Multiplique 600 BTU por 40 m²
  • Adicione 600 BTU por pessoa (sem contar com você mesma)
  • Adicione 600 BTU por aparelho eletroeletrônico

Se sua sala de estar possui 25  m², comporta 3 pessoas e 2 computadores, a conta seria 25 x 600 + 1200 + 1200 = 17.400 BTU, o que significa que o ideal é comprar um modelo de potência de 18 mil BTU´s ou mais, especialmente se for um ambiente que recebe muita luz do sol.

(Foto: Divulgação)

 

Economia Últimas Notícias , ,

Related Posts