Dia de Reis e a tradição em desmontar os presépios

Posted by at 7:00 Comments Print

Neste domingo, 6 de janeiro, comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três Reis Magos levaram presentes a Jesus Cristo.

Baltasar, Gaspar e Belquior saíram, cada um de um país, trazendo presentes como ouro, incenso e mirra, todos com o mesmo objetivo, presentear o Filho do Criador, Jesus.

Nessa simbologia Cristã, os católicos, todos os anos, montam os presépios, decoram fachadas de casas, pinheiros e se preparam para o Natal. No dia 6 de janeiro, dia em que, segundo as escrituras da época os três Reis chegaram para visitar Jesus, é, a data em que se encerra as comemorações natalinas.

Tradição que passa de pai para filho. Dona Maria Aparecida todo o ano monta o presépio em sua casa para esperar o Natal. Ela conta que, desde solteira, montava uma árvore de Natal feita de galho de jabuticabeira, pintava com purpurina e enfeitava com bolas coloridas.

“Aprendi a montar o presépio e a árvore com a minha finada mãe. Eu tinha uns 16 anos quando comecei e não parei mais. Hoje estou com 59 anos e meus filhos que estão dando continuidade” , fala a aposentada.

Hoje é o dia em que os presépios e as árvores de Natal são desmontados e guardadas pelos católicos para o ano seguinte. Um costume que, há anos, acompanha a tradição católica nesse Dia de Reis.

(Foto: Luiz Aranha)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts