Depois de uma noite chuvosa, fiéis de Potirendaba confeccionam tapetes para festa de Corpus Christi

Posted by at 14:57 Comments Print

Luiz Aranha

luiz@gazetainterior.com.br

Mesmo depois da forte chuva que atingiu toda a região noroeste na noite desta quarta-feira (6), fiéis de Potirendaba não desanimaram e confeccionaram as belas ΓÇÿobras de arteΓÇÖ para receber a tradicional festa de Corpus Christi que acontece todos os anos no município.

A decoração das ruas começou por volta das 9 horas desta quinta-feira (7) e envolveu mais de 300 voluntários participantes de movimentos da igreja católica. Ao todo foram utilizadas cerca de quinze toneladas de materiais para a confecção dos tapetes. Vidro moído, bagaço de cana, pó de serra e pneu triturado é a matéria prima que a comunidade utiliza para a montagem dos desenhos.

Silvana Riva, 54 anos, artista plástica e coordenadora da festa na cidade, fala que já está à frente da organização tem oito anos. “Eu moro em São José do Rio Preto, mas faz vinte dias que estou indo e voltando para coordenar os trabalhos aqui na cidade junto com meu marido. Ontem tomei muita chuva para trazer os materiais aqui para o centro, mas mesmo assim é muito gratificante”. Riva explica ainda que para a confecção dos desenhos, é seguida uma simbologia da campanha da Fraternidade ou das vivências de Jesus em sua época.

A cultura de Corpus Christi em Potirendaba é passada por geração, de pai para filho. Maria Clara Borim que tem apenas 13 anos, filha de artista plástico, fala que esse é seu primeiro ano que participa da montagem dos quadros. “Esse é meu primeiro desenho aqui na festa. Fiz com a ajuda de uma amiga e da minha mãe”, fala Maria que diz ser um trabalho extremamente gratificante.

Mauricio Borim, pai de Maria Clara, faz os quadros na cidade há 32 anos, além de dividir a profissão de artista plástico com a de servidor público. Veterano no assunto, Borim explica da importância dos filhos darem continuidade nesse trabalho. “Acho fundamental os jovens e filhos irem tomando a direção desta tradição. Além deles irem ganhando responsabilidade, também é uma forma deles participarem ativamente da comunidade”, fala Mauricio que levou quatro horas para fazer o quadro, já que a chuva atrapalhou um pouco e fez antecipar o trabalho, sendo que normalmente demora oito horas para a conclusão da arte.

“Fico emocionado vendo esses jovens participando e dando continuidade nesse trabalho que existe há tanto tempo em Potirendaba. Essa fé dessas crianças, adolescentes e jovens é fundamental e Jesus é quem recebe todo esse carinho”, comenta o padre Sidney Roberto Martins, pároco da igreja Senhor Bom Jesus no município.

A celebração de Corpus Christi, na cidade, começa as 17h00 na igreja Matriz. Em seguida a procissão caminha pelos tapetes ao redor dos sete quarteirões no centro de Potirendaba. Ao todo são esperados cerca de 10 mil fiéis para a grande festa.

(Fotos: Luiz Aranha)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts