DE OLHO: Enviada especial da Gazeta do Interior mostra viagem de ‘mochilão’ para Perú e Bolívia

Posted by at 6:52 Comments Print

Ligiani Gonçalves

Quando você tem 30 dias de férias, não ganha muito bem e mesmo assim quer fazer uma viagem internacional o jeito é optar por roteiros alternativos e baratos. Foi assim que três amigos jornalistas decidiram realizar um ‘mochilão’ pela Bolívia e Perú.

Eu, Ligiani Gonçalves, repórter especial da Gazeta do Interior, vou contar um pouco da trajetória desses três aventureiros fora do Brasil.

Decidimos fazer um bom trecho da viagem via terrestre por uma razão muito obvia: economia. Fomos de carro até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Lá tivemos que deixar o carro na casa de um amigo e seguir viagem de uma classe digamos, econômica.

E foi a partir daí que a rusticidade começou. Mochila nas costas rumo a Corumbá na divisa com a Bolívia. Lá conhecemos um mineiro de Belo Horizonte (MG) (Marcell) que viajava sozinho e decidiu se juntar ao nosso grupo.

Chegando as Cordilheiras dos Andes (foto), a bela paisagem é de encher os olhos. As montanhas e os casebres estavam cobertos pela neve. Paisagem que não teríamos visto se tivéssemos optado em viajar de avião. Em Lá Paz há muito que fazer. A exótica capital é uma mistura de costumes difíceis de serem apagados da memória.

Há mais de 3 mil metros de altitude, vimos em meio a um trânsito barulhento e caótico, um povo feliz e nacionalista. As mulheres descendentes dos Aimaras fazem questão de manter seus costumes.

De lá partimos para o Chalcaytaya, montanha que fica há mais 5 mil metros acima do nível do mar.

Aproveitamos a noite em Lá Paz para beber e cantar. A cerveja Pacena é leve e muito saborosa. De Lá Paz nosso destino foi Cuzco, no Perú. De lá pegamos um trem até Águas Calientes, vila turística bem próxima a Machu Picchu, a cidade inca perdida.

Foi o contato direto com a natureza e com uma força superior que somos incapazes de descrever com palavras.

(Matéria publicada no quadro De Olho da edição impressa do mês de setembro)

(Foto: Ligiani Gonçalves/Gazeta do Interior – Cordilheiras dos Andes)

De Olho Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts