Cuidado com os escorpiões

Posted by at 19:21 Comments Print

Jonas Garcia

jonas@gazetainterior.com.br

Embora estejamos no inverno, época considerada seca, esse ano a estação começou cheia de chuvas o que facilita a invasão de animais como os escorpiões e caramujos. Foi o que aconteceu na noite de quinta-feira (21), na casa de Graziela Andrade Boreli Souza,33, em Tabapuã.

“Há quatro anos que moro aqui, e nunca apareceu nada disso. Ontem quando cheguei em casa e vi o escorpião entrei em pânico. Não sabia o que fazer, fiquei com muito medo.” Conta a dona de casa que não pregou os olhos durante a noite, tamanha preocupação caso houvesse outro animal.

Graziela, mora próximo ao córrego Barro Preto e segundo a vigilância sanitária, isso pode colaborar com a aparição de animais desse porte. ” O habitat natural dos escorpiões é embaixo de pedras, tijolos, galhos, troncos caídos, telhas, galerias de esgoto, ralos, folhas mortas e etc, então, devido as chuvas, provavelmente o nível de água nos esgotos subiu e pode ter influenciado na invasão do aracnídeo”. Disse Valderes de Andrade Dieguez, 49, agente da vigilância sanitária do município.

” Ao avistar um desses animais, a pessoa tem que ligar imediatamente para a vigilância sanitária, para que possamos fazer um mapeamento das zonas de risco e analisar o local em que foi encontrado e verificar a região. Caso haja a necessidade, fazemos uma dedetização contra as baratas que é o alimento natural dos escorpiões, para assim afastá-los já que ainda não existe nenhum veneno contra esse tipo de animal.” Conta a agente.

A dona de casa assustada, pegou o animal com uma espátula e o colocou em uma garrafa com álcool para entregar à vigilância sanitária. ” Fiquei com tanto com medo que hoje eu fiquei trancada dentro de casa, qualquer barulho que ouvia ficava atenta. ” Continua.

Valderes dá algumas dicas para evitar o aparecimento desse tipo de animal nas residencias: ” Evite sempre acumular materiais de construção, examine sempre roupas, toalhas, calçados antes de usar, limpe sempre e mantenha fechado ralos de cozinha e banheiro, além de sempre manter camas e berços afastados da parede e limpar bem o quintal.”

Vale lembrar que caso alguém venha a ser picado por um escorpião, a pessoa deve imediatamente ir até ao posto médico ou hospital para tomar a devida medicação, independente de peso ou idade.

O telefone da vigilância sanitária em Tabapuã é: (17) 3562-1200

(Foto: Jonas Garcia)

 

 

 

Destaques Geral Saúde Últimas Notícias , , , , , , , ,

Related Posts