COVID-19: Prefeito de Potirendaba (SP) decreta uso obrigatório de máscaras em toda a cidade

Posted by at 16:53 Comments Print

O prefeito de Potirendaba, Flávio Alves, decretou nesta sexta-feira (30/04/2020), o uso obrigatório de máscaras em todo o município. A ação visa garantir que o vírus da COVID-19 não chegue na cidade.

No documento fica determinado que a partir da próxima segunda, 04/05, é obrigatório o uso de máscaras e coberturas sobre o nariz e boca, sejam descartáveis ou de pano, como eficaz e necessária medida de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. O Equipamento de Proteção Individual deverá ser usado sempre que houver a saída de casas.

Além disso, o decreto obriga também o uso da máscara quando o cidadão for acessar qualquer espaço público, entrar em todos estabelecimentos comerciais e também no transporte público e coletivo.

O uso do equipamento será obrigatório ainda em todas as repartições públicas do município, além de supermercados, padarias, açougues, instituições bancárias e casas lotéricas.

A utilização correta do acessório é fundamental para conter a disseminação do vírus, segundo as autoridades de saúde. Todas as medidas de higiene e o isolamento social ainda são a melhor forma de se prevenir contra a doença.

A fiscalização, além do município, também será de responsabilidade de cada estabelecimento. Quem descumprir a medida será advertido na primeira ocorrência e, em caso de reincidência, será multado em R$ 265,38.

A medida vale por tempo indeterminado. Em tempos como este é importante a confecção de uma máscara caseira e deixar as máscaras industriais para pacientes em hospitais e profissionais da saúde.

De acordo com Ministério da Saúde, é comprovado que a utilização de máscaras reduz em até 70% e evita a transmissão comunitária do coronavírus.

Em Potirendaba não há nenhum caso confirmado ou suspeito de COVID-19 até o momento. Todas as entradas e saídas do município continuam bloqueadas com barreiras e todos que entram na cidade tem a temperatura aferida por profissionais da saúde.

Máscaras caseiras também podem ajudar na prevenção

A confecção de máscaras caseiras tem se tornado um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa.

SAIBA COMO FAZER A SUA MÁSCARA

  • Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
  • A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
  • Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
  • Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;
  • Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, o que for.

(Foto:Agência/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts