Coronavírus faz doações de sangue cair mais de 40% em hemocentro de S. J. do Rio Preto (SP)

Posted by at 12:47 Comments Print

O novo coronavírus fez as doações de sangue no Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) caírem mais de 40%. A instituição é responsável por atender dezenas de hospitais da nossa região.

Segundo a instituição, o estoque atual é de 30% e é suficiente apenas para as próximas duas semanas. Além de Rio Preto, o Hemocentro atende 36 hospitais da região.

Por causa do COVID-19 o movimento caiu mais de 40% no local e isso fez com que os doadores se afastassem ainda mais. Em dias normais, cerca de 70 doadores são recebidos, em média.

Nos últimos quatro dias, essa média caiu para 40 pessoas. O hemocentro diz que já faz parte do protocolo de triagem, onde se o doador estiver saudável, sem apresentar sintomas de problemas respiratórios e síndrome gripal pode fazer doação normalmente.

“Com a possibilidade da epidemia de coronavírus, incluímos na triagem verificar se a pessoa viajou para o exterior recentemente e se teve contato com alguém suspeito de ter coronavírus, condições que a impedem de doar”, explica Mariana Coltro, supervisora de enfermagem do Hemocentro de Rio Preto.

Os colaboradores do hemocentro também adotaram ações preventivas, como a higiene frequente das mãos e a higienização de todos os equipamentos, antes e após cada procedimento.

Aproveitando o período de quarentena e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os moradores da região que quiserem fazer doação podem procurar o Hemocentro de Rio Preto.

O horário de funcionamento do local é segunda-feira a Domingo das 07h às 13h. O Hemocentro fica na Avenida Jamil Feres Kfouri, nº 80 – Jardim Panorama. Telefones (17) 3201-5055 ou 3201-5151.

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts