Conheça os diferentes tipos de capacetes para bike

Posted by at 18:22 Comments Print

Nada como dar umas boas pedaladas em meio a natureza. Andar de bike em trilhas, estradas de areia e montanhas possibilita  sentir  um delicioso vento no rosto e aquele friozinho na barriga gostoso. Por esse motivo, adrenalina é exclusividade de quem pratica mountain bike e outras modalidades de ciclismo que reúnem velocidade e superação.

Já quem anda de bicicleta somente pelas ruas da cidade não consegue sentir esse mesmo prazer em termos de intensidade. Mas, em compensação possui, menos riscos de sofrer um acidente fatal. Isso é claro, se fizerem  uso de capacete para bike a cada pedalada diurna e noturna .

Capacete para ciclista não é tudo igual

Ciclismo de aventura é um ótimo tipo de atividade física para quem curte adrenalina. Mas, os riscos de acidentes fatais são muito maiores. Mesmo que o capacete para bike não seja obrigatório para quem anda na cidade, para quem realiza manobras radicais e encara desafios a todo tempo é uma necessidade em termos de segurança. Afinal, a proteção para cabeça pode salvar  mesmo a sua vida.

Existem diferentes tipos de capacetes para ciclistas no mercado. A escolha vai depender da modalidade praticada pela pessoa. Afinal, cada uma requer proteção específica de acordo com as exigências do esporte.

Proteção especial de acordo com os riscos da modalidade de ciclismo

Na prática, um ciclista que pratica BMX, por exemplo, não terá as mesma necessidades que um esportista que participa de uma prova de pelotão de estrada. Por esse motivo, cada capacete terá um design específico embora alguns possam ser usados por mais de uma modalidade.

A dica na hora de comprar seu capacete para bike é avaliar seus objetivos com o uso. Isso porque não vale a pena investir em um capacete de mountain bike, por exemplo, se você só pedala de vez em quando no calçadão da praia.

Capacete urbano

Ideal para quem pedala apenas pelas ruas da sua cidade. Os capacetes urbanos são recomendados para as pessoas que não estão em busca de adrenalina, velocidade ou aventura. Ou seja, apenas desejam proteção para a cabeça em trajetos mais seguros do dia-a-dia.  Por esse motivo, os modelos mais simples são a melhor opção.

Com a vantagem de serem mais baratos, mesmo com alta qualidade, os capacetes de bike são perfeitos tanto para quem costuma passear no fim de semana quanto para quem usa a bike como meio de transporte. Além disso, oferecem mais segurança nas pedaladas noturnas.

Capacete de trilha

Para quem curte adrenalina, o capacete de trilha é o ideal. Recomendado para os praticantes de mountain bike, downhill, pelotões de estrada, entre outras modalidades de ciclismo que requerem proteção especial para a cabeça devido aos seus altos ricos.

Um dos principais diferenciais do capacete de trilha é a leveza. Esse modelo precisa pesar menos para não prejudicar o pescoço do ciclista. Além disso, esse acessório possibilita a entrada de ar. Dessa forma, o atleta mantém sua cabeça arejada e seca enquanto está protegido em suas aventuras pelas trilhas e estradas de terra mundo afora.

Capacete BMX

Esporte olímpico desde 2008, BMX é uma modalidade que reúne velocidade e adrenalina. A pista contém diversas ondulações que o ciclista precisa superar. A sigla vem de Bycicle Motocross que se refere às antigas bikes (que lembravam muito motos).

Se você observar bem, o capacete BMX cobre o rosto inteiro do praticante. O que lembra muito o usado por motociclistas, por exemplo, nos globos da morte e outros momentos de aventura.

(Foto: Divulgação)

Esportes Últimas Notícias , , ,

Related Posts