Conheça o Twitch: a plataforma de streaming voltada para os eSports

Posted by at 12:07 Comments Print

Twitch é um site e aplicativo de streaming de vídeo, transmissões ao vivo realizadas através da internet. Criado em 2011, ele permite que os streamers, como são conhecidos os que realizam as transmissões, comentem o que estão transmitindo – na maior parte das ocasiões, games.

Diferentemente do YouTube e outras plataformas de streaming, o Twitch é voltado principalmente para a transmissão de competições online e offline. Originalmente os principais streams estavam ligados aos e-sports, como League of Legends e Hearthstone, mas nos últimos anos também houve um aumento expressivo de streams de esportes mais tradicionais como o poker.

Esta última categoria se desenvolveu principalmente devido à possibilidade de aprender técnicas e habilidades diretamente com profissionais respeitados nas suas áreas de conhecimento, como os profissionais André Akkari e Lex Veldhuis. Uma mostra da importância crescente do twitch para este tipo de profissional é o fato de Veldhuis, conforme mostrou uma entrevista recente, hoje transmitir todas as suas disputas na plataforma e manter uma rotina diária dedicada a ela. Lex realiza suas transmissões durante o dia, como se fosse um trabalho num escritório ou qualquer outro do gênero – até para ter tempo para seus amigos e namorada à noite.

Desde sua criação a plataforma tem experimentando um crescimento surpreendente e entrado cada vez mais no radar do grande público. Em meados de 2013, o site já havia superado a marca de 40 milhões de usuários mensais e pouco mais de um anos depois, em agosto de 2014, ele foi comprado pela gigante varejista Amazon.

negócio de quase 1 bilhão de dólares foi anunciado por executivos da empresa como uma tentativa de aproximar a marca do consumidor e ao mesmo tempo melhorar seus serviços de vídeo, que também conta com o serviço Amazon Prime Video, recém lançado no Brasil.

Em 2015, o Twitch atingiu 750 mil usuários simultâneos durante o horário nobre e sua audiência até mesmo superou a de canais tradicionais como CNN, MSNBC E MTV. Apesar disto a plataforma ainda não está no mesmo nível das gigantes, como o YouTube e a Netflix, que possuem audiências diversas vezes maiores.

Apesar de o foco continuar sendo as transmissões de competições, ao final de 2016 a plataforma começou a desenvolver e explorar muito mais as possibilidades relacionadas a smartphones para aumentar sua base de usuários e diversificar seu alcance para incluir outras modalidades de transmissão de vídeo.

Além da nova categoria In Real Life (“Na vida Real” em tradução livre), voltada para a transmissão do cotidiano dos streamers, no final de junho o aplicativo da empresa ganhou diversas atualizações e novas ferramentas para facilitar a vida do usuário mobile e apelar a um público maior.

As principais inovações foram o modo de tela preta, que consome muito menos bateria que o tradicional, e uma série de novas ferramentas, como a aba “Live”, que mostra todas os streams ao vivo dos canais seguidos pelo usuário, a “Pulse” que mostra recomendações de canais similares aos que você segue e o “Browse” que permite procurar novos canais.

Atualmente, a empresa informa que o aplicativo foi instalado mais de 82 milhões de vezes e possui mais de 9,7 milhões de usuários que estão ativos diariamente. Para termos de comparação, o Facebook, aplicativo mais popular em dispositivos móveis, possui quase 934 milhões de usuários ativos.

Isto que significa que o Twitch ainda tem muito espaço para crescer em diversas frentes. Se depender da gestão e investimentos da Amazon e dos números que a empresa tem demonstrado na última década, a tendência é que estes números não parem de aumentar e ela se torne mais uma gigante.

(Foto: Divulgação)

Geral Últimas Notícias , ,

Related Posts