Companhia Centenária de Reis de Potirendaba inicia no próximo sábado caminhada da bandeira dos Três Reis Magos

Posted by at 10:34 Comments Print

A Companhia Centenária de Reis de Potirendaba inicia no próximo sábado (26/08/2017), a caminhada da bandeira dos Três Reis Magos. A festa espera receber 3 mil pessoas no bairro dos Santos Reis na cidade.

Sempre ao último sábado de agosto, tradicionalmente a Companhia de Reis de Potirendaba dá início à caminhada com a bandeira e com os foliões que percorrem casa a casa levando as bençãos dos Três Reis. Esse período, segundo os testamentos, marca o início da peregrinação deles para a visita ao menino Jesus pelo seu nascimento.

Segundo o presidente da Companhia, Joaquim José da Silva, a bandeira vai percorrer diversas cidades da região de domingo à domingo. Quem quiser receber a visita, basta entrar em contato com o grupo. “A gente vai casa por casa que somos convidados, levando às bençãos e propagando o nome dos três reis que tanto representam para o nascimento do menino Jesus. Mais importante ainda é manter a tradição viva entre os fiéis”, diz.

Joaquim fala que durante esse período as pessoas fazem doações, como novilhas, por graças que foram alcançadas. No dia 5 de novembro, é realizado o leilão desses animais e com o dinheiro é feita a festa no dia 6 de janeiro que marca a chegada da bandeira.

“As pessoas doam dinheiro, animais e tudo isso a gente faz a festa para toda a comunidade. Sábado agora serão sete novilhas e 3 mil pães distribuídos gratuitamente”, explica o Presidente. Às 15 haverá a missa sertaneja celebrada pelo padre da Paróquia, Sidney Martins. Logo após a celebrações, dá início à festa.

A festa que é realizada na cidade desde 1883, completará no ano que vem 135 anos. A saída da bandeira do bairro Guajuriva que é outro grande evento no município, está marcada para o dia 9 de setembro.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cultura Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts