Comércios e shoppings iniciam flexibilização de quarentena na região de S. J. do Rio Preto (SP)

Posted by at 10:01 Comments Print

Cidades da região de São José do Rio Preto (SP) que ainda não haviam flexibilizado o decreto de quarentena poderão retomar suas atividades a partir desta segunda-feira (01/06/2020) cumprindo medidas impostas pelo governo de São Paulo. Imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings centers estão nesta segunda fase de flexibilização.

O planejamento anunciado pelo governo de São Paulo na última quarta-feira (27/05), foi dividido em cinco fases e a flexibilização acontecerá de forma regionalizada. Enquanto a Grande São Paulo e o litoral permanecem na fase 1 – a mais restrita –, a região de Rio Preto segue, a partir de hoje para a fase 2, que prevê um relaxamento, mas ainda com restrições e proibição do funcionamento de algumas atividades econômicas.

Rio Preto que é a maior do noroeste paulista e grande parte das cidades depende dela, aderiu às determinações do governo. Os comércios e serviços já iniciaram suas atividades a partir das 9h de hoje.

Na cidade, os shoppings funcionarão de segunda a domingo, das 15h às 19h. O comércio de rua será de segunda à sábado, das 9h às 13h. Já os serviços serão de segunda à sábado, das 10h às 14h.

Deverão seguir o mesmo molde, 11 cidades da região de circulação da Gazeta. Tabapuã foi o único município que decidiu permanecer na fase 1 de isolamento, onde apenas os serviços essenciais deverão continuar funcionando.

A decisão da prefeita, Maria Felicidade Campos Arroyo, partiu depois que a cidade atingiu 8 casos positivos da doença. O município havia flexibilizado o decreto estadual, mas com o número crescente de casos, voltou atrás e decidiu pelo fechamento novamente do comércio.

A cidade vizinha Olímpia, é um dos poucos municípios da região que poderá entrar na fase 3 (amarela), onde a flexibilização é maior. Isso acontece porque ela faz parte do Departamento Regional de Saúde de Barretos (SP), e não de Rio Preto.

Segundo o Estado, as cidades de Altair, Cajobi e Severínia também estão na fase 3. Estes municípios poderão ter uma flexibilização com relação aos restaurantes, lanchonetes, padarias e similares, além de salões de beleza, barbearias e academias, que estão autorizadas para abertura desde que adotem medidas de prevenção.

Mesmo com a flexibilização, estes locais deverão cumprir medidas de segurança impostas no decreto. O uso de máscaras continua sendo obrigatório em todo o estado, além disso, os donos destes estabelecimentos deverão dispor de álcool em gel e limitar o número de pessoas dentro dos locais para não haver aglomeração.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts