Comerciantes de Cedral (SP) se unem pedindo reabertura do comércio local

Posted by at 12:46 Comments Print

Sexta-feira, 17 de abril de 2020

Mais de 70 comerciantes de Cedral (SP) tem se unido pela reabertura do comércio local por causa dos efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Todos os segmentos considerados não essenciais estão fechados desde o dia 24 de março após o decreto assinado pelo governador do Estado, João Doria.

Na última segunda (13/04), o presidente da Câmara de Cedral, Danilo Taveira, enviou um requerimento para o prefeito Janjão pedindo a reabertura do comércio.

O presidente justificou dizendo que muitos municípios brasileiros estão regulamentando a normas Federais e Estaduais a fim de autorizarem a abertura do comércio local, com medidas de higiene e forma de atendimento ao público. Trecho do documento enviado ao Executivo diz que a abertura evitará o exacerbamento de quaisquer personalismos prejudiciais à condução das políticas públicas essenciais ao combate da pandemia de COVID-19.

Nesta última quinta (16/04), Taveira reiterou o pedido e enviou um novo pedido ao prefeito do município. Até o momento ele não respondeu se vai ou não decidir pela reabertura dos comércios.

Até agora, pelo menos 70 comerciantes se uniram para pedir a reabertura das lojas. Até um grupo de Whatsapp foi criado por eles para pedir a flexibilização do decreto estadual.

Quem está sofrendo com isso é a dona de uma loja de roupas e acessórios, Monike Mussi Skaff, que já está com todas as contas atrasadas. Ela afirma que já teve 100% de prejuízo nestes 25 dias fechados.

“Se não bastasse o prejuízo financeiro, também tem o psicológico. As contas não param de chegar, tenho filhos para criar e estamos sem poder trabalhar. Acredito que se todos se cuidarem, tomarem as medidas, não precisaria ter fechado, principalmente em cidades pequenas”, diz Monike.

Outros municípios da região como Bady Bassitt e Potirendaba já flexibilizaram o decreto e reabriram os comércios. Nestas cidades os comerciantes se comprometeram em cumprir as medidas de segurança do Ministério da Saúde para evitar o contágio da COVID-19.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts