Começam obras de interligação de poço profundo à reservatório Central de Potirendaba

Posted by at 12:20 Comments Print

Parece que está perto o fim do drama vivido por alguns moradores de Potirendaba com a falta de água. Começou nesta última terça-feira (11/12/2018), as obras que vão interligar o poço profundo ao reservatório Central do Saneamento de Água e Esgoto de Potirendaba (SAEP).

O poço que tem capacidade de extrair 150 mil litros de água por hora está pronto e deve ser a solução para abastecer a cidade pelos próximos 25 anos. Ao todo serão interligados sete quarteirões que totalizam 750 metros de encanamento.

A tubulação que já está sendo instalada, sai da rua Eugênio Faquim, vira na José Inácio Guidini, desce a Luis Pavan, percorre parte da Josué Fabri e vira na Marechal Deodoro, chegando ao reservatório Central da rua Tiradentes. O SAEP pede paciência aos motoristas, pois estas vias serão interditadas durante o período de realização da obra.

A captação será feita do Aquífero Guarani que está à baixo do Aquífero Bauru e que atualmente abastece cidades como São José do Rio Preto, com quase meio milhão de moradores. A água extraída a cerca de 800 metros de profundidade chega ao solo com temperatura variando dos 35 aos 50ºC.

De acordo com o chefe de tarifas e serviço do SAEP, Jessy James Innocenti, o sistema de resfriamento não será necessário. “Como temos água de outros poços nos reservatórios do Centro, a água vai ser misturada com a do poço profundo, não havendo a necessidade do resfriamento. Além disso, esse percurso de quase um quilômetro que ela fará também auxiliará no resfriamento”, explica.

Toda a obra está inclusa na verba de R$ 2.379.882,51 liberada em 2015 pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) junto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com a empresa contratada, a previsão para a conclusão do serviço é até o dia 30 de dezembro.

“Infelizmente ainda não será a solução definitiva para a falta de água de toda a cidade, pois nosso sistema não é interligado com todos os bairros, porém já efetuamos troca de bombas de alguns poços e agora com a captação deste poço, que deve começar até o fim de janeiro, a cidade não sofrerá mais com o desabastecimento”, finaliza Jessy.

mapa potirendaba

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts