Começa valer em todo Estado uso obrigatório de máscaras para conter COVID-19

Posted by at 7:02 Comments Print

Começou a valer nesta quinta-feira (07/05/2020), o uso obrigatório de máscaras em todo o Estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Municípios quem deverão fiscalizar seus moradores.

O decreto assinado pelo governador, João Doria (PSDB), obriga que todos os cidadãos utilizem máscaras ao sair de casa. Multas deverão ser aplicadas caso haja o descumprimento da ordem.

O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da última terça (05/05) e torna obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, por todos os cidadãos que estiverem caminhando, andando ou se dirigindo a qualquer local no estado.

“A regulamentação sobre eventuais punições aos que desobedecerem a essa medida serão de responsabilidade das prefeituras. As administrações municipais irão definir sobre a aplicação de penalidades, inclusive de multas, a quem desrespeitar a regra”, afirmou o governador.

Em cidades como Potirendaba o uso de máscaras já se tornou obrigatório desde a última segunda-feira (04/05). No município a grande maioria está cumprindo o decreto, mas muitos moradores ainda tem desrespeitado a ordem.

No município, quem descumprir a medida será advertido na primeira ocorrência e, em caso de reincidência, será multado em R$ 265,38. A fiscalização, além do município, também será de responsabilidade de cada estabelecimento comercial.

A medida vale por tempo indeterminado. Em tempos como este é importante a confecção de uma máscara caseira e deixar as máscaras industriais para pacientes em hospitais e profissionais da saúde.

A utilização correta do acessório é fundamental para conter a disseminação do novo coronavírus, segundo as autoridades de saúde. Todas as medidas de higiene e o isolamento social ainda são a melhor forma de se prevenir contra a doença.

De acordo com Ministério da Saúde, é comprovado que a utilização de máscaras reduz em até 70% e evita a transmissão comunitária do coronavírus.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts