Começa hoje o 11º Fórum Internacional de Dança na região; Cedral é uma das cidades que recebe apresentações

Posted by at 6:04 Comments Print

Começa nesta sexta-feira (25) e vai até o dia 3 de maio o 11º FIDESP – Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo. A programação é composta de 71 apresentações além de atividades formativas – residências, aulas, workshops, oficinas e processos distribuídos em 11 cidades.

O evento trata-se de uma iniciativa destinada a pensar a dança, nos sentidos da formação, criação e produção, junto a grupos e profissionais que desenvolvem um trabalho constante. O objetivo maior é o fortalecimento, a discussão produtiva e intercambio de conhecimentos, assumindo responsabilidades através de um planejamento das ações formativas, técnicas e comerciais inerentes à atividade.

Companhias nacionais e internacionais compõem uma programação orientada por conceitos e ideias que provoquem questionamentos sobre a dança.

Os principais objetivos são promover a discussão, pensamento e divulgação da dança; formação de plateias; integração de escolas, grupos e artistas; valorizar o ensino, produção e profissionalização na dança; colocar em evidencia propostas artísticas permanentes e de resultado consistente, como uma forma de incentivar a produção.

Com formato variável o evento repagina anualmente procurando uma maior proximidade da plateia, provocando o fazer artístico e mudando ou alternando as cidades que o recebem assim com o próprio formato artístico.

O Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo se tornou o encontro profissional mais importante da área e se destaca no cenário nacional por singularidades como a de ser um evento gratuito em todas suas atividades, democratizando o acesso e promovendo a divulgação e apropriação das atividades entre todas as camadas da população; promoção com grande número de frequentadores, de encontros teóricos e práticos com artistas locais e visitantes, numa ação de mediação e capacitação; abrangência geográfica por desenvolver ações anualmente em no mínimo quatro cidades do estado e parcerias com eventos e administração de outros estados, especialmente na circulação de espetáculos internacionais; desenvolver uma rede de parcerias com prefeituras, corpos consulares e entidades estrangeiras, possibilitando ano a ano a vinda de grupos internacionais e, finalmente, servir de plataforma para grupos locais e nacionais projetarem seu trabalho no exterior.

FORMATO:

Com o questionamento QUAL É O CAMINHO DA DANÇA? a edição 2014 propõe o “confronto” direto do artista com a cidade num formato que aumentou para 11 o número de cidades participantes e 17 companhias, sendo 8 internacionais e 9 nacionais e que inclui, além de uma série de apresentações fora do palco e formato tradicional, residências artísticas, intervenções e experimentos cênicos.

A edição 2014 do FIDESP acontece nas cidades de Araraquara, Catanduva, Cedral, Cosmorama, Fernandópolis, Jales, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, São Paulo e Votuporanga para um público previsto em mais de 20.000 pessoas.

PROGRAMAÇÃO:

25 de abril

São José do Rio Preto

15h – Palco Externo – Praça Dom José Marcondes

BBoyTicko (Votuporanga)

AULA PÚBLICA com professores convidados

Tributo – Zilda Arali e Júlio César (São José do Rio Preto e Araraquara)

Duo Desapego e Violão – Cia Lúdica de Artes (São José do Rio Preto)

26 de abril

São José do Rio Preto

14h – Auditório do Centro Cultural Daud Jorge Simão (Biblioteca Municipal)

Caminhos da Dança

Mesa redonda com a participação das as companhias que compõem a grade do FIDESP 2014.

Mediação: Cassia Navas (São Paulo)

20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Abertura oficial

“Sanson” – Estreia mundial – Compañia Nacional de DanzaContemporánea(Argentina)

22h – Área Externa da Swift

“Waqay Pata” – Estreia – Virtual Companhia de Dança(São José do Rio Preto)

27 de abril

Cedral

16h – Palco Externo – Enfrente a Estação Rodoviaria

Hip Hop na Mala – BBoyTicko (Votuporanga)

JAM SESSION com BboyRicka, BBoyGGone, Bboy Gerson e DJ Danilo Boroug

Tributo– Zilda Arali e Júlio César (São José do Rio Preto e Araraquara)

Duo Desapego e Violão– Cia Lúdica de Artes (São José do Rio Preto)

São José do Rio Preto

17h – Parque da Represa Municipal

“Etérea” – Los InNato(Costa Rica)

Votuporanga

19h – Concha Acústica

“Rio Conmigo”e“Monte… TierraCautiva” – Compañia Nacional de DanzaContemporánea (Argentina)

(Foto: Divulgação)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts