Começa hoje campanha de vacinação contra a gripe; Potirendaba pretende imunizar 5,6 mil pessoas

Posted by at 9:34 Comments Print

Começa nesta quarta-feira (10/10/2019), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todo o país. Potirendaba pretende imunizar mais de 5,6 mil pessoas nas duas etapas.

A dose é para proteger contra 3 tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e Influenza B. A primeira etapa vai do dia 10 ao dia 19 de abril.

Nesta primeira fase da campanha serão vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos e 29 dias, gestantes, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias. Potirendaba tem que vacinar, no total, 1.319 pessoas deste grupo.

“Todos que tomaram a vacina em anos anteriores devem tomar novamente este ano, pois a vacina sofre modificações todos os anos para proteger contra a mutação do vírus. É importante que todos se imunizem, principalmente devido ao clima frio que está se aproximando”, explica a coordenadora de saúde, Sarah Bossolo.

A segunda etapa começa no dia 22 de abril e vai até o dia 31 de maio. Nela devem ser imunizadas idosos com mais de 60 anos; professores; trabalhadores da saúde e funcionários do sistema prisional.

Em Potirendaba, a meta da Coordenadoria Municipal de Saúde é imunizar, pelo menos, 90% das 5.624 pessoas que são do público alvo.

No dia 04 de maio acontece o Dia D de vacinação em todas as unidades de saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Para quem trabalha, o Posto Central de Saúde de Potirendaba atenderá em horário especial do dia 22 a 26/04. A unidade funcionará das 8h às 20h neste período.

Outra estratégia adotada pela Coordenadoria de Saúde de Potirendaba para atingir a meta vai ser plantões aos domingos na Praça da Matriz da cidade. Nos domingos 28 de abril, 19 de maio, 26 de maio, 02 de junho e 09 de junho terá um ponto de vacinação que antederá das 8h às 12h.

As pessoas que se encaixam nos grupos prioritários de vacinação podem procurar qualquer unidade de saúde de sua cidade. A imunização em todos os municípios do país começou hoje e vai até o dia 9 de junho.

Apesar da vacinação ser a medida mais eficaz para a proteção contra a influenza, a Coordenadoria alerta para algumas ações que podem ajudar a evitar a transmissão do agravo, como lavar frequentemente as mãos, ter uma alimentação balanceada e beber bastante água para manter a imunidade alta.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Destaques Saúde Últimas Notícias , ,

Related Posts