Com seis casos de H1N1 e um de H3N2 Potirendaba tem apenas 76,99% da população vacinada

Posted by at 12:01 Comments Print

Com uma cobertura vacinal ainda bem abaixo da meta, Potirendaba já confirma seis casos de gripe H1N1 e um de H3N2. Dos 90% de pessoas dos grupos de risco, apenas 76,99% foram imunizados até agora.

A coordenadoria de saúde da cidade está realizando vacinação casa a casa e conscientizando a população través de campanhas para a importância da vacinação, mas mesmo assim não tem adiantado. Das 4.107 pessoas que pertencem aos grupos prioritários, só 3.162 tomaram a dose, restando ainda 945 pessoas mais propensas a se contaminar com o vírus.

A maior preocupação no município ainda está com as gestantes, já que das 182, só 80 delas foram imunizadas. A baixa procura também está entre as crianças, onde das 920 doses que deveriam ser aplicas, apenas 640 foram realizadas.

Potirendaba já tem seis casos de H1N1 confirmados, um de H3N2 e uma morte. A vítima de H3N2 é uma idosa acamada e que está internada em estado grave na UTI do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

O H3N2 é uma variação do vírus influenza, agente causador da gripe e que possui dois tipos importantes para os humanos: A e B.  Ele infectou mais de 47 mil pessoas nos Estados Unidos, gerando diversas mortes, e já deu as caras no Brasil.

De acordo com o último dado da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foram registrados mais de 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo Influenza H3N2, em 13 estados brasileiros. E dez pacientes faleceram, sendo três em São Paulo.

Como todo vírus da gripe, ele sofre mutações ao longo do tempo. Foi justamente por “ter mudado” que infectou tanta gente nos EUA.

Todas a Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Potirendaba tem doses da vacina disponíveis. Estes locais ficam abertos até às 17h incluindo a unidade Central de Saúde.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Potirendaba)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , , ,

Related Posts