Com dois casos confirmados, Saúde de Bady Bassitt (SP) monta ala especializada para COVID-19

Posted by at 9:59 Comments Print

Quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Coordenadoria de Saúde de Bady Bassitt montou uma ala especializada para receber pacientes com suspeita do novo coronavírus. A cidade confirmou esta semana o segundo caso de COVID-19.

O espaço foi montado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alcimino Assis Lourenço. Entre os investimentos feitos pela Coordenadoria de Saúde estão equipamentos para monitorar pacientes, aquisição de insumos e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

A equipe da unidade de saúde foi integrada aos protocolos da OMS e do Ministério da Saúde e está capacitada e pronta para atender pacientes com suspeita do vírus. Assim como outros municípios da região, Bady conta também com o serviço do SAMU para transporte de pacientes que necessitem de atendimento urgente no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).

Segundo o diretor clínico da UBS de Bady, Isaac Machado, o local possui um leito de estabilização, um leito de urgência e salas de medicações. Ele explica que os pacientes só devem procurar a unidade em caso de sintomas graves.

“Muitas pessoas tem vindo até a unidade com dor nas costas, dor de cabeça e a gente pede que evitem ao máximo procurar a unidade, pois a UBS é o local de maior risco de contaminação pelo vírus. No caso de suspeita de COVID, o paciente deve procurar a unidade quando estiver apresentado febre acima de 37,8º, falta de ar e outros sintomas mais graves”, explica.

Recomendações:

  • CORIZA? FIQUE EM CASA;
  • CORIZA + FEBRE? FIQUE ALERTA EM CASA;
  • CORIZA + FEBRE + TOSSE? PROCURE A UBS MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA;
  • CORIZA + FEBRE + TOSSE + FALTA DE AR? PROCUREM O PRONTO SOCORRO

De acordo com o município, a Assistência Social será mobilizada para ampliar o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade, como disponibilização de kits de alimentação e higiene para situações emergenciais.

Bady confirmou o segundo caso de COVID-19 esta semana. O paciente é um homem, de 40 anos, sem comorbidades e sem histórico de viagem. Ele está internado na enfermaria do Hospital de Base e seu estado de saúde é estável.

O primeiro caso foi confirmado no dia 3 de abril, em um idoso de 62 anos que também não tinha histórico de viagem fora do país. Ele segue também internado no HB, entubado na UTI e seu estado de saúde é considerado grave.

Bady Bassitt possui ainda outros três casos suspeitos do vírus e, até agora, outros 25 casos suspeitos já foram descartados. Felizmente nenhuma morte até o momento.

Médico explica sobre COVID-19

(Fotos: Divulgação Prefeitura de Bady Bassitt)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts