Cinco tipos de vacinas devem faltar já nos próximos dias nos postos de saúde de Potirendaba
Posted by Luiz Aranha at 11:09
Cinco tipos de vacinas devem faltar já nos próximos dias nos postos de saúde de Potirendaba. Nesta última quinta-feira (05/04/2018), a Gazeta mostrou que a vacina pentavalente já está em falta devido a um desabastecimento do Ministério da Saúde.
De acordo com o documento técnico da Campanha Nacional de Multivacinação para utilização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente, o atual calendário de vacinação para crianças e adolescentes consta de 17 vacinas para proteção contra 18 doenças.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Luana Coiado Poiana, no momento somente a vacina pentavalente está em falta, porém o município já foi informado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE29) que não há estoque das vacinas: VOP, VIP, Penta, DTP, DA e Varicela. “Assim, não receberemos estes imunobiológicos este mês”, diz.
Esta vacina está no calendário vacinal da criança nos 3, 4 e 6º mês de vida. A sala de vacinas municipal não possui as doses desde o mês anterior. Ela previne contra difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae tipo b).
Em Potirendaba, segundo a enfermeira, quase 20 crianças estão sem esta vacina até o momento. “A nota informativa do Ministério da Saúde informa o problema da situação da distribuição de imunobiológicos na rotina do mês de janeiro/2018 e descreve alguns imunológicos, dentre eles a vacina pentavalente, em situação de desabastecimento, porém, até no mês anterior ainda possuíamos este produto em estoque”, diz Luana.
Desde o ano passado, outro problema de abastecimento está sendo com a vacina tetravalente que previne contra sarampo-S, caxumba-C, rubéola-R e varicela. Uma solução encontrada é que a imunização das crianças é garantida com a realização da tríplice viral (SCR) com a varicela, apenas sendo aplicadas separadamente.
Ainda segundo Luana, as vacinas são produtos enviados através do Ministério da Saúde ao município. “Mensalmente realizamos o levantamento das doses aplicadas, do estoque e solicitamos ao grupo regional – GVE a quantidade de vacinas necessárias para o próximo mês. A disponibilização desta instância depende também do fornecimento do produto pelo MS”, finaliza.
De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão para o fornecimento das vacinas mencionadas na reportagem é daqui duas semanas. A orientação do GVE aos municípios é que eles serão informados quando elas estiverem disponíveis.
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)
Related Posts
-
Homem é morto a tiros dentro da própria caminhonete em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 10:00 AM
-
COVID-19: Operação autua estabelecimentos e lacra supermercado em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:33 AM
-
Gi Franzotti retoma programa de rádio "Falando com a Prefeita"
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:05 AM
-
Região de S. J. do Rio Preto (SP) volta para fase laranja do Plano São Paulo
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 1:34 PM
-
Moradores de Guapiaçu (SP) pedem melhorias em itinerário de transporte coletivo na cidade
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 7:40 AM