Cinco itens indispensáveis para percorrer longas distâncias

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Seja a pé ou sobre duas rodas, aventuras de longos percursos exigem foco e preparação. Ao contrário, o momento de lazer, ou da prática esportiva, pode se tornar um verdadeiro transtorno. Por isso, quem gosta de caminhar, correr ou fazer trilhas deve saber que com a natureza não se brinca, muito menos com o nosso corpo. É possível evitar surpresas desagradáveis adotando medidas corretas, como a escolha dos acessórios úteis e indispensáveis.

E seja qual for o seu desafio, já adiantamos uma dica: água é sempre bom, e na medida certa. Por isso, mochilas de hidratação são praticamente obrigatórias. Confira cinco equipamentos necessários para a sua aventura.

Repelente de insetos

Em trilhas, os intrusos somos nós. O ambiente cercado por área verde é repleto de insetos, e não há nada de errado nisso. O que devemos é tomar cuidado para que os pequenos seres voadores não façam do nosso momento um verdadeiro filme de terror. Seja na caminhada, corrida ou trilha em moto ou bicicleta, vencer o percurso proposto coçando o corpo, a todo o momento, não é nada agradável.

Os repelentes resolvem este conflito. Além de ser item essencial para pessoas alérgicas e um verdadeiro aliado contra doenças graves, cujos vetores podem estar no ambiente. Entre eles, dengue, malária e febre amarela.

Uma boa dica é optar pelos repentes biodegradáveis, afastando das áreas verdes os produtos químicos. E em nada adianta passar o repelente apena uma vez, pois é preciso renová-lo no corpo frequentemente. Não deixe de levá-lo na mochila.

Bonés para homens e mulheres

A incidência direta dos raios solares sobre o nosso corpo é extremamente prejudicial. Além de queimar a pele, o sol se torna um acelerador do processo de desidratação do nosso corpo. Por isso, reduzir os efeitos dos raios é mais que necessário. E não se engane com dias nublados, o sol ainda assim pode fazer estragos.

O boné é ideal para proteger a cabeça e o couro cabeludo dos efeitos dos raios solares. Sem contar que a exposição direta, e a desidratação, pode deixar a pessoa extremamente fraca. Em casos extremos, desmaios e confusão mental podem acontecer. Garantir a sombra sobre a cabeça é necessário.

Óculos de sol? Preocupe-se com a procedência

Já os óculos protegem os nossos olhos, evidentemente. Porém é preciso ficar atento à procedência do acessório. Aqueles comercializados em camelôs, e de baixo custo, não possuem lentes capazes de impedir os efeitos dos raios solares sobre o globo ocular. Alguns, inclusive, aceleram o processo de queima da retina. Não compre gato por lebre.

Protetor solar é um grande aliado

Os protetores solares devem ser passados constantemente, assim como os repelentes. Afinal, o suor tira a eficácia do produto com o tempo. Se preocupe com as áreas não protegidas pelas roupas, sobretudo o rosto, o braço e as pernas.

Mochilas de hidratação não podem faltar

Muita gente ainda não sabe que é necessário consumir água durante todas as etapas do exercício, desde a preparação até a recuperação pós-treino. Isso porque estima-se que cada ser humano perde de 1 a 2 litros de água por cada hora de exercício. E ainda podem ter variações para mais, se considerar temperatura, umidade do ambiente e a própria intensidade da atividade submetida.

Para recuperar o líquido perdido no corpo, especialistas recomendam iniciar os treinos com boa hidratação, sem exagero, e beber cerca de 250ml de água a cada 20 minutos. Se a corrida ou a caminhada durarem mais que uma hora, o isotônico, nesta mesma quantidade, é importante para a recuperação dos sais minerais perdidos no suor.

Através destas mochilas de hidratação, é possível armazenar água fresca e se hidratar sempre que necessário, sem qualquer empecilho. E não há desculpa de que as mochilas de hidratação são desconfortáveis. Ao contrário, os modelos disponíveis são anatômicos e extremamente leves. Além disso, é acoplada a um tubo, que serve para se hidratar sem ter que interromper a atividade por completo.

Dicas para escolher a mochila de hidratação ideal

As mochilas não são todas iguais. A diferença entre elas está, principalmente, na capacidade de armazenamento da água. Se a caminhada ou a corrida forem de curta duração, a com capacidade de 2 litros já atende muito bem. Para trilhas mais longas, é possível buscar outros modelos, com reservatórios de 3, 4 e até acima dos 10 litros.

Na hora de escolher entre as mochilas de hidratação disponíveis, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Certifique-se que o equipamento é confortável
  • Escolha o modelo com capacidade de armazenamento adequado à sua demanda, nem mais nem menos.
  • Dê preferência para mochilas que possuem outros compartimentos, capazes de carregar documentos e lanches
  • Pesquise a marca da mochila de hidratação e verifique a resistência do material para evitar transtornos durante o exercício

Na internet, encontramos mochilas de hidratação, para as mais diferentes necessidades, na loja virtual da MX Parts.

Tudo pronto?

Estes cinco itens são básicos para a prática esportiva em longos percursos, e vale tanto para caminhada e corrida como para trilhas sobre motos ou bicicletas. Mas fique atento e procure orientação médica antes de se submeter a esforços físicos.

(Foto: Divulgação)

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