Cidade de Mendonça (SP) prepara Festa de Santos Reis para receber 5 mil pessoas

Posted by at 11:22 Comments Print

Pelo menos 5 mil pessoas são esperadas em mais uma grande festa de Santos Reis no próximo sábado (18/01/2020), na cidade de Mendonça (SP). Ao todo, 150 voluntários auxiliam nos preparativos.

Este é o sétimo ano da festa que acontece no Recinto de Exposições Rui Baruffi. A organização, estrutura e transparência são apenas alguns dos grandes atrativos do evento.

Segundo um dos fundadores da Comissão Organizadora, Guilherme Pereira Franco, todos os anos a Companhia percorre diversas cidades da região visitando as casas dos fiéis. Como gratificação por alguma graça alcançada, as pessoas realizam doações de prendas em homenagem à Santos Reis.

Companhia percorre diversos municípios do noroeste paulista

“Arrecadamos todas as prendas e realizamos um leilão em outubro, na quada da Cidadania, em Mendonça, onde conseguimos um total de R$ 108 mil. Desse leilão realizamos a compra de toda a comida que será servida de graça na festa deste sábado”, explica.

A região da Gazeta é privilegiada com grandiosas festas de Santos Reis. No último sábado (11/01), pelo menos 20 mil pessoas prestigiaram dois grandes eventos em Potirendaba (SP), sendo um no rural Guajuvira e outro na área urbana no bairro de Santos Reis. Quase 60 novilhas abatidas para alimentar toda a multidão.

Este ano, em Mendonça, serão servidos 3,2 mil quilos de carne em forma de churrasco, linguiça e 7 mil pães recheados com carne moída. De sobremesa 6 mil picolés e 1,8 mil litros de refrigerante.

Um dos atrativos da festa é a organização. São oferecidos 1 mil lugares sentados para os devotos, em 10 tendas cobertas para abrigá-los do sol ou chuva.

São oferecidos 1 mil lugares sentados para os devotos

Ainda segundo Guilherme, outro diferencial é a transparência nos gastos com a realização do evento. Além do fundador, Osmar Alves de Oliveira, a Companhia é composta por uma comissão organizadora com membros como o atual presidente, Aristides Neri, vice-presidente, secretário, tesouro que são trocados há cada dois anos.

“No convite da festa que enviamos aos fiéis descrevemos toda a arrecadação, todas as despesas e tudo o que temos em caixa. Realizamos toda a festa e o valor que sobra é formado um caixa, onde já estamos com renda para poder adquirir o próprio terreno da Companhia de Mendonça, onde será realizado a festa todos os anos”, explica.

Pelo menos 150 voluntários preparam o evento todos os anos. Na próxima sexta-feira (17/01), essa equipe levanta bem cedo para poder preparar essa grande quantidade de comida que é servida no dia seguinte.

A magia da Festa de Reis envolve crianças e adultos que são voluntários

A festa está marcada para às 14h00 do próximo sábado (18/01/2020). O evento acontece no Recinto de Exposições Rui Baruffi e a entrada é de graça.

Pelo menos 5 mil pessoas são esperadas todos os anos no evento

(Fotos: Colaboração José Deroide)

Cultura Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts