Chuvas dos oito primeiros dias de 2018 já são maiores que janeiro passado inteiro

Posted by at 11:16 Comments Print

As chuvas dos oito primeiros dias deste ano já são maiores do que o mês de janeiro do ano passado inteiro. Os dados são da Casa de Agricultura de Potirendaba que já está em alerta com as plantações de amendoim da cidade devido ao excesso de água no solo.

Do dia 1º deste mês até esta última segunda-feira (08/01/2018), o índice pluviométrico da cidade já havia registrado 180 milímetros de chuvas. Sendo que nos 31 dias do mesmo mês do ano passado choveu 181 milímetros.

Segundo o médico veterinário da Casa da Agricultura do Estado de São Paulo, Junior Colombo, 2017 foi um ano normal de chuvas e janeiro deste ano já está surpreendendo. “Tivemos em 2017 inteiro 1.309 milímetros de chuvas, então se dividirmos essa quantia por 12, daria uma média de 109 milímetros por mês. Este ano, só nos oito primeiros dias já choveu a quantia de janeiro passado inteiro que já tinha chovido bem”, afirma.

As chuvas deste ano vem seguindo o ritmo do mês passado, onde choveu 254 milímetros. De acordo com Junior, em alguns segmentos da agricultura chuva em excesso é excelente, como por exemplo, na área de pastagem, já para os produtores de amendoim a situação já se torna preocupante.

“Nós temos em Potirendaba cerca de mil hectares de amendoim plantados, sendo que lá pelo dia 15 ou 20 agora de janeiro essa planta já tem que começar a ser colhida, pois se não a vagem começa a brotar e perde toda a produção”, alerta.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts