Chuvas de 2020 já são 77% maiores que o mesmo período do ano passado

Posted by at 10:19 Comments Print

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

O ano de 2020 felizmente começou com tudo e para trazer prosperidade, fartura e bons resultados para nossa região, as chuvas destes dois primeiros meses do ano já são 77% maiores que em relação ao mesmo período do ano passado. Bom para a lavoura que não terá prejuízos e também para os consumidores.

Os reflexos da quantidade de chuvas já podem ser sentidos no campo, por exemplo, e também na qualidade do ar. Produtores da região dizem que a produção de milho, vai ser até 30% maior que o mesmo período do ano passado.

Segundo o auxiliar de apoio agropecuário da Casa de Agricultura de Potirendaba, Odécio Gonçalves, as chuvas esperadas para o mês de janeiro eram de até 125 milímetros, sendo que esta quantidade foi atingida apenas nos quatro primeiros dias do ano.

“Durante o ano a gente calcula uma média de 1,5 mil milímetros de chuva no total. Se a gente dividir essa quantidade por 12 meses, daria uma média de 125 milímetros por mês. Então temos um janeiro, felizmente, bem melhor que outros anos”, diz Gonçalves.

Um milímetro equivale quando um litro de água de chuva cai sobre um metro quadrado. Durante o mês de janeiro foram contabilizados 335,3 milímetros, o que significa que choveu 335,3 litros de água no solo.

Segundo a Casa de Agricultura, durante o mês de janeiro inteiro do ano passado choveu 104,7 milímetros de chuva, uma diferença de 230,6 milímetros a mais de chuva. A maior chuva do mês aconteceu no dia 10 de janeiro, sendo que, em apenas três horas, choveu 85 milímetros.

Dezembro de 2019 choveu 193,5 milímetros de chuva. O mês variou com dias de quantidades não tão expressivas de água, mas que foram melhores ainda, segundo os produtores, pois a água permaneceu mais tempo no solo.

A primeira chuva volumosa de 2020 ocorreu no dia 03 de janeiro, onde os pluviômetros marcaram 53,2 milímetros. Esse ritmo permaneceu até o dia 06, onde resultou 110,5 milímetros.

Neste mês de fevereiro , do dia 01 até nesta sexta-feira (28/02), segundo a Casa de Agricultura, choveu 217,9 milímetros. Dos 28 dias choveram 12, com quantidades variando entre 3,1 até 59,3 milímetros de chuva.

Décio diz inda que este ano quase não haverá perdas nas lavouras. “Felizmente teremos um ano bastante produtivo e praticamente sem perdas, pois estas chuvas felizmente favorecem todos, como milho, soja, pastagem e todas as outros tipos de lavouras que temos na nossa região”, diz.

Segundo os institutos de meteorologia, a previsão para este fim de semana e também para a próxima semana é de mais chuvas na nossa região. As temperaturas devem variar entre 18ºC de mínima e máximas de 29º, com possibilidade de até 90% de chuvas a qualquer hora do dia.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts