Chuva volta, mas só é suficiente para aumentar umidade do ar, diz agrônomo

Posted by at 10:29 Comments Print

A chuva que caiu em boa parte do noroeste do Estado nesta quinta-feira (24), foi só para alegrar os moradores da região. Segundo o engenheiro agrônomo de Potirendaba, Fernando Miqueletti, a quantidade de chuva ainda não é suficiente para ajudar nas lavouras.

A última chuva que caiu na cidade foi no dia 10 de julho e de apenas 2.4 mm. A desta quinta-feira foi de 9.2 mm.

Para Fernando, a chuva foi apenas para umedecer o ar, pois para as plantações o ideal seria de pelo menos, 50 mm. “Se continuar chovendo uns 20 mm por dia sem parar ajuda bastante, mas se chover só mais alguns dias e parar pode ser até pior para as plantações, pois a planta começa a se reerguer e falta água para ela e ela morre”.

O engenheiro alerta ainda que se a quantidade for pequena de chuva, a safra 2014 pode ser totalmente comprometida. “Se vier uma chuva de duas horas não vale nada. O que importa é chover de pouquinho para ir mantendo o solo. Se tivermos um longo período de estiagem piora, pois a safra do ano seguinte pode ser prejudica”, alerta.

Este ano, em abril choveu 144 mm, maio 13.6 mm e junho não choveu nada, segundo a Casa da Agricultura de Potirendaba. A previsão para os próximos dias, de acordo com o instituto Clima Tempo é de chuva. Sábado a previsão é de mínima de 15 e a máxima de 19ºC. No domingo chuva fraca e a próxima semana também deve começar com chuva.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Agronegócio Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts