Chuva volta, mas período de estiagem prejudica plantações de milho em Potirendaba

Posted by at 9:21 Comments Print

As chuvas felizmente voltaram a cair no noroeste na madrugada desta quarta-feira (19/12/2018), porém o período de estiagem de quase 20 dias atrapalhou produtores de milho em Potirendaba. Alguns já calculam os prejuízos.

O último dia que choveu na cidade foi em 1º de dezembro resultando 14 milímetros. Um milímetro equivale a um litro de água de chuva sobre um metro quadrado.

Após 19 dias, por volta das 4h desta quarta moradores da região acordaram com o barulho da tão esperada chuva. Um total de 16,8 mm de chuvas foram registrados, mas especialistas afirmam que estas chuvas precisam continuar.

Segundo o auxiliar de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Potirendaba, Odécio Gonçalves, este longo período sem chuvas trouxe prejuízos. “Dezembro costuma ser um mês chuvoso e é onde os produtores de milho apostam em suas lavouras e iniciam o plantio. Devido a esta falta de quase 20 dias, tivemos casos na cidade de produtores com perda de quase 100 alqueires do grão”, diz.

O produtor Anderson José Mocci teve um prejuízo de R$ 11 mil. Se não bastasse o desânimo com os elevados custos de combustível, insumos e energia elétrica, a falta de chuvas desanimou ainda mais o agricultor.

“Eu tenho oito alqueires de milho irrigado, porém dois alqueires não são eu perdi 70% da lavoura, onde agora vou ser obrigado a cortar e tratar do gado. Esse ano já comecei a trabalhar mais com a soja que é uma planta mais resistente, mas devido à falta de chuvas e aos elevados custos com a produção, a lavoura de milho está ficando de lado”, diz.

Segundo o Instituto Clima Tempo, as altas temperaturas devem continuar pelos próximos dias, como também as chuvas. A previsão é de mínima de 23ºC e máxima de 34ºC para toda nossa região.

Há previsão de chuvas para esta próxima quinta (20/12), na sexta o sol deve voltar a aparecer entre nuvens, porém o fim de semana deve continuar com chuvas. A semana do Natal também deve ser chuvosa com temperaturas máximas de 29ºC, segundo o Instituto.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts