Chefe da “Máfia do asfalto” é solto depois de passar sete meses preso

Posted by at 17:16 Comments Print

Depois de seis meses e cinco dias preso, Olívio Scamatti conseguiu habeas corpus no Tribunal Regional Federal e deixou o Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto na noite desta terça-feira (5). Apontado como chefe da “Máfia do Asfalto” pelo Ministério Público, o empresário disse que as acusações feitas contra ele não são verdadeiras e ele provará inocência.

“Passei quase sete meses preso e meus advogados vão provar minha inocência, como estão provando, que não existem tudo isso que a imprensa está falando. A imprensa foi informada errada. Existe muita mentira que vai ser desconsiderada em um futuro bem próximo”, disse na saída.

Outros 12 envolvidos que também tinham sido presos, já haviam conseguido liberdade através de habeas corpus. Olívio era o único que permanecia preso.

A Operação Fratelli desencadeou em abril deste ano, um esquema de desvio de mais de R$ 1 bilhão de pelo menos 77 prefeituras do interior de São Paulo. 15 pessoas já tinham sido presas, mas soltas após advogados de defesa entraram com pedidos de habeas corpus no Tribunal de Justiça.

As empresas de Olívio, Demop e Scamatti & Seller, são apontadas pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministério Público Estadual comandavam um dos maiores esquemas de fraude em licitações da história. Os donos combinavam entre eles os valores e vencedores dos contratos.

O preço vencedor da licitação, muitas vezes era compatível com o praticado no mercado, mas segundo o delegado da Polícia Federal de Jales, Cristiano Pádua, só o fato dos fraudadores simularem a licitação entre eles e assinar vários contratos, eles já tem recebiam vantagens. “Eles tiram do caminho outras empresas que poderiam estar vencendo a disputa”, afirma.

Entre as provas apreendidas pela polícia que continuam sendo investigadas, está uma planilha com suposto pagamento de propina para deputados em troca de favores.

As investigações já duram mais de sete meses e mais ninguém está preso.

(Foto e com informações: SBT Interior)

Destaques Política Últimas Notícias , , ,

Related Posts