Centro de Zoonoses de Potirendaba que é único na região abrigará cães para adoção

Posted by at 9:53 Comments Print

Um projeto inovador e que é exemplo para cidades da nossa região. Potirendaba mais uma vez sai na frente e traz ao município um Centro de Controle de Zoonoses. O local receberá animais recolhidos das ruas e que serão expostos em site para adoção.

Iniciada há cerca de um ano, a construção do prédio está nos ajustes finais para receber os aparelhos e equipamentos que tratarão cães e gatos doentes. De acordo com a prefeitura, o valor total da obra, incluindo um veículo “carrocinha” que transportará os bichos, custou R$ 120 mil aos cofres municipais.

O local fica afastado da cidade para não trazer incômodo aos moradores. O Centro de Zoonoses fica na vicinal Ângelo Micheletti, no km 2, junto com o complexo do Armazém Comunitário.

“Eu como pessoa sinto muito carinho pelos animais. E como prefeita, eu sinto a responsabilidade em fazer alguma coisa nesse sentido. Nós já realizamos um importante trabalho no município no sentido de recolher e tratar os animais de rua e particulares, mas esse centro vem para ter uma estrutura mais adequada e melhor tratar os animais”, disse a prefeita, Gislaine Franzotti.

De acordo com dados da Casa da Agricultura do município, 285 animais de rua foram recolhidos, vacinados e tratados. Além do tratamento veterinário, os bichos já receberam uma coleira que funciona como um cadastro para controle.

Nossa equipe flagrou um casal demonstrando um ato de carinho para um dos animais soltos nas ruas de Potirendaba. A aposentada Elza Daniel Silva e o marido estão cuidando há dias de um cachorro que está com ferimento na junta em uma das patas.

“Temos que cuidar também dos animais das ruas. Estou curando com um antisséptico e dando água e ração para eles”, disse a mulher.

A prefeita justifica a demora na entrega da obra por conta da burocracia às regras exigidas pela Secretaria de Vigilância Sanitária da região. “O centro requer normas, laudos, treinamento de equipes de profissionais e dois médicos veterinários 24 horas”, disse.

A previsão da prefeitura é para que até o fim do mês de junho a obra seja entregue à população com toda a estrutura funcionando. Um site que terá cadastros dos animais com fotos para adoção também está sendo montado, garantiu a prefeita.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts