Central de Flagrantes da região chega a registrar de 6 a 10 ocorrências por mês

Posted by at 8:51 Comments Print

Está em funcionamento desde o começo do mês de março uma Central de Flagrantes em Cedral. A unidade que atende oito municípios da nossa região, no contra turno das delegacias chega a registrar de 6 a 10 ocorrências por mês.

Cedral, Guapiaçu, Uchôa, Ibirá, Potirendaba, Nova Aliança e Bady Bassitt são os municípios que passam a ter onde registrar suas ocorrências durante a madrugada e também aos finais de semana. A ideia é a mesma adotada na Capital do Estado, onde o objetivo é agilizar e melhorar o atendimento à população, funcionando fora do horário de expediente das delegacias para receber todas as ocorrências.

Ocorrências durante o dia continuam sendo registradas normalmente nas delegacias de cada município. Das 18h às 6h Guardas Municipais, Policiais Militares e toda a população podem procurar a Central de Flagrantes em Cedral que conta com escrivães, investigadores e um delegado de plantão todos os dias da semana.

O atendimento agilizou no registro das ocorrências, além de poder atender a população de imediato. Com isso, o agente policial e o cidadão não precisam mais esperar a noite toda, fins de semana ou feriados prolongados para poder registrar os BO’s.

Conforme ao Portal Gazeta já mostrou, caso uma ocorrência não fosse flagrante era necessário que o cidadão aguardasse até o horário comercial do dia seguinte para que registrá-la. Funcionários destas delegacias ficavam de sobreaviso quando algum flagrante era registrado durante a madrugada, feriados ou finais de semana.

Em pouco mais de um mês de funcionamento já é possível ver os resultados do núcleo. Uma média de seis a dez ocorrências estão sendo registradas no local.

Além de Cedral, outras cidades que pertencem à Delegacia Seccional de São José do Rio Preto também criaram seus núcleos. Entre elas está Mirassol que, depois de Rio Preto, é a maior delegacia com número de ocorrências na nossa região, em seguida vem José Bonifácio e Nova Granada.

Para o delegado coordenador do núcleo de Cedral, Adriano Ribeiro Nasser, o plantão regional veio para poder facilitar a vida da população, o serviço de policiais e guardas municipais.

“A gente trabalha em escala de plantão e esses núcleos facilitaram até para nós funcionários, pois uma cidade pequena que tem poucos funcionários, eles estavam de plantão todos os finais de semana e agora terão folga. O policial terá a oportunidade de revezar com outros colegas de outras delegacias”, comenta.

A equipe de plantão sempre consiste em um delegado e dois funcionários, podendo ser composta por investigadores e um escrivão. “Já temos resultados satisfatórios, até em poder ter a oportunidade de trabalhar com outros funcionários da nossa região”, comenta o delegado.

Cedral foi escolhida como cidade sede do núcleo pelo fato de estar no centro destas cidades e a um curto espaço de tempo. A cidade mais distante é Nova Aliança, com apenas 37 quilômetros.

A Central está funcionando no prédio da delegacia de Cedral, no Centro da cidade.

(Reportagem da edição impressa da Gazeta do Interior do mês de abril de 2019)
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts