Centenas de peixes aparecem mortos na represa de Potirendaba

Posted by at 19:02 Comments Print

A Polícia Ambiental esteve na tarde dessa terça-feira (27), em Potirendaba, para colher amostras da água da represa da cidade, depois que centenas de peixes apareceram mortos nas margens do lago.

Segundo populares que estavam no local, alguns peixes da espécie Lambari começaram a subir para buscar oxigênio no início da manhã. “Eu vi que eles estavam boiando e vim correndo ver. Lá na frente tem uma mancha bem escura e muitos peixes mortos de todos os tamanhos”, fala o estudante Luan Banhara de 17 anos, apontando para o início da represa.

Funcionários da prefeitura estão no local realizando um trabalho de oxigenação da água. “Recebemos a orientação dos policiais para fazer esse trabalho. Estamos aqui desde cedo com um caminhão pipa e um trator e vamos continuar a noite toda e até que amenize a mortalidade”, explicou o coordenador do meio ambiente do município, Nilmar Scarpelli.

O coordenador acredita que no lago tenha mais de 7 mil peixes de diversas espécies. Nilmar explica que os peixes da espécie Lambari, por serem menores e mais frágeis, são os mais vulneráveis e morrem primeiro.

Os policiais já encaminharam as amostras à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) que tem até 90 dias para emitir um laudo sobre o que está causando a morte dos animais. A polícia não descarta a hipótese de contaminação criminosa da água.

(Fotos: Luiz Aranha)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts