Cedral, Nova Aliança e Uchoa (SP) imunizam 406 profissionais da saúde contra a COVID-19

Posted by at 8:40 Comments Print

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

As cidades de Cedral, Nova Aliança e Uchoa (SP) começaram nesta última quinta-feira (21/01/2021), a imunização de 406 profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. As doses da CoronaVac foram levadas para estes municípios ainda ontem.

Cedral foi o primeiro município com menos de 36 mil habitantes da região a retirar a vacina no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) em São José do Rio Preto (SP), ontem. Em todas as cidades, as doses chegaram na cidade escoltadas pela Polícia Militar.

A auxiliar de enfermagem do SAMU, Mônica Cristina Rissi, foi a primeira pessoa imunizada no município. Nesta primeira etapa, Cedral recebeu 221 doses que serão aplicadas exclusivamente de acordo com o calendário de vacinação.

Inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), os residentes nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) e casas de repouso, e deficientes maiores de 18 anos institucionalizados (residências terapêuticas).

Uchoa recebeu ontem, 111 doses que também já começaram a ser aplicadas nos profissionais da saúde. A técnica de enfermagem, Sônia Lemes, que trabalha na sala de vacina há 18 anos foi a primeira a ser imunizada no município.

A ordem de vacinação será de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde. Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da saúde atuantes da linha de frente da COVID19.

De acordo com a Secretária Municipal Saúde, Karyna Camillo, a população deve ter paciência, pois as datas e a ordem dos grupos que serão vacinados vão ser informados conforme cronograma do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. “Pedimos calma para todos, tudo será seguido dentro dos parâmetros indicados e sem aglomeração”, disse.

Assim que as próximas doses forem liberadas, o município vai adotar o sistema de drive-thru que será instalado na Praça João Birolli (Central) e na Praça do bairro São Miguel, além da aplicação nas salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde Central e São Miguel.

Nova Aliança também iniciou a imunização dos profissionais de saúde ainda ontem. A cidade recebeu 74 doses do imunizante que começaram a ser aplicadas nos trabalhadores da linha de frente.

A primeira pessoa a receber a vacina na cidade foi técnica de enfermagem, Ivete Perpetua da Silva, que trabalha no município há 16 anos e atua na emergência e atende pacientes com COVID-19. Ao todo, a cidade possui, aproximadamente, 100 profissionais da saúde, mas que nesta primeira etapa nem todos serão imunizados.

Segundo a Secretária de Saúde de Nova Aliança, Silvia Renata Patini Alves, nesta primeira etapa, apenas profissionais da saúde que atuam na linha de frente serão priorizados, mas na próxima remessa, todos serão imunizados.

“Na próxima etapa da vacinação, montaremos um posto de vacinação na frente do Posto Central em Nova Aliança e outro em Nova Itapirema, onde as pessoas de cada grupo poderão receber o imunizante. Felizmente demos o primeiro passo importantíssimo para poder acabar de vez com essa pandemia”, destaca.

(Foto: Divulgação)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts