Cedral e Nova Aliança (SP) também flexibilizam decreto e comércios voltam a reabrir com regras

Posted by at 11:32 Comments Print

Os prefeitos de Cedral e Nova Aliança (SP) também flexibilizaram o decreto estadual e reabriram os comércios nesta quinta-feira (23/04/2020). A decisão ocorreu depois de um mês de quarentena determinada pelo governador de São Paulo, João Doria.

O documento assinado pelo governador no dia 23 de março decretou quarentena nos 645 municípios do Estado para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. No dia 17/04, Doria estendeu o decreto até o dia 10 de maio sob a justificativa de que para reabrir o comércio é preciso controlar melhor a contaminação.

Após ser pressionado pela Câmara de vereadores de Cedral, o prefeito do município, Paulo Ricardo Beolchi de Lucas (Janjão), decidiu pela reabertura dos comércios. Nossa reportagem chegou a mostrar na semana passada o drama dos comerciantes com dívidas acumuladas.

O presidente do Legislativo, Danilo Menani Taveira, chegou a enviar dois requerimentos à Janjão pedindo a reabertura do comércio, seguindo as recomendações das autoridades de saúde. Um grupo formado por mais de 100 comerciantes e serviços ajudou a pressionar o prefeito.

Assim como os decretos assinados por outros prefeitos, em Cedral e Nova Aliança fica autorizada a abertura das portas, porém com entrada de apenas uma pessoa por vez e mantendo a distância de um metro e meio nas filas. Além disso os comerciantes deverão dispor de álcool em gel para seus clientes e máscaras para os funcionários.

Quem descumprir as medidas poderá ser multado em valores que variam de acordo com cada município. O decreto começa a valer já a partir desta quinta (23/04).

Cedral possui apenas um caso positivo de COVID-19 até agora. A vítima seria uma profissional da saúde que teria se contaminado durante o trabalho, foi tratada e felizmente já está curada.

Nova Aliança chegou a ter um caso suspeito do vírus, porém que já foi descartado pelas autoridades de saúde. O prefeito da cidade, Vandil Casemiro, assinou o documento também no final da tarde de ontem com os mesmos moldes dos demais municípios.

Além destas duas cidades, também já flexibilizaram o decreto os prefeitos de Potirendaba, Bady Bassitt e São José do Rio Preto.

(Foto: Colaboração leitores)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts