Cedral completou 82 anos e dupla Victor e Matheus fez a festa

Posted by at 23:02 Comments Print

Luiz Aranha

luiz@gazetainterior.com.br

 

Localizada a 429 quilômetros da capital, Cedral comemorou no último dia 16, 82 anos de emancipação político-administrativa. O evento em comemoração ao aniversário da cidade teve a presença da dupla Victor e Matheus. O show teve um grande público reunido na praça central da cidade.
Histórico
De acordo com o relato de velhos moradores, não há precisão absoluta sobre a data de chegado do primeiro habitante ao município. Mas sabe-se que por volta de 1900 já havia moradores na região. A primeira autoridade policial a residir em Cedral foi Antônio Francisco de Souza, em 1914. O nome foi atribuído ao município por causa da grande dificuldade encontrada pelos primeiros moradores em derrubar as imponentes árvores de cedro que havia na região. A cidade cresceu rapidamente, graças à inauguração da Estrada de Ferro Araraquara, em 1912. Cedral se tornou distrito de Rio Preto em 1920. Quatro anos depois, a localidade recebeu a luz elétrica.

Já a primeira paróquia foi fundada no ano seguinte, tendo como padre Antônio Augusto Dias. Em 1930, Cedral desmembrou-se de Rio Preto e se tornou município, tendo como o primeiro prefeito Messias Vicente Ferreira. Em 1947 a cidade ganhou a sua primeira agência de estatística e o Posto de Assistência Médico Sanitária (Pams). O comércio e a indústria são as principais fontes de renda para a população. Na agricultura destacam-se o cultivo de laranja, milho, cana-de-açúcar e café. Também está entre as atividades desenvolvidas a criação de gado leiteiro e para corte.

Cedral:

>> Fundação por volta de 1900
>> Emancipação 1930
>> População 6.690 habitantes
>> Área 208 quilômetros quadrados
>> Altitude 558 metros
>> Clima Quente
>> Limites São José do Rio Preto (norte), Uchôa, Ibirá e Potirendaba (sul), Tabapuã e Guapiaçu (leste) e Bady Bassitt (oeste).

(Fotos: Luiz Aranha)

Cidades Destaques Social , , , ,

Related Posts