Católicos organizam ‘procissão motorizada’ para celebrar Corpus Christi em Potirendaba (SP)

Posted by at 7:47 Comments Print

Segunda-feira, 08 de junho de 2020

Uma das festas mais tradicionais do calendário católico este ano será de uma forma bastante diferente por conta da pandemia do novo coronavírus. Na próxima quinta-feira (11/06), os tradicionais tapetes de Corpus Christi de Potirendaba (SP), darão lugar para uma procissão de carros que percorrerá todo o município.

Os tapetes que há quase meio século são confeccionados por voluntários para receber o Santíssimo Sacramento, pela primeira vez deixarão de ser produzidos. Para evitar aglomeração entre os fiéis e evitar o contágio pelo novo coronavírus, este ano apenas uma procissão de carros será organizada.

Segundo a Paróquia da cidade, a medida é uma forma de manter viva a tradição católica do município que é referência na região. Todos os anos, pelo menos 5 mil fieis participam da celebração na cidade com as ruas enfeitadas.

Serragem, vidro moído, pneu triturado: essa é a matéria prima que nos anos anteriores era utilizada para a confecção dos tapetes e quadros espalhados pelas ruas do centro de Potirendaba. Todos os anos, cerca de 800 sacos desses materiais ecológicos eram preparados para a realização das verdadeiras obras de arte.

Este ano, os carros é quem farão a procissão, porém, infelizmente sem os tapetes. A ‘procissão motorizada’ percorrerá todas as capelas da cidade.

A celebração da missa está marcada para às 16h na Igreja Matriz e será transmitida ao vivo pela rádio comunitária para as demais capelas. De acordo com a Igreja, cada fiel deverá acompanhar a missa na capela a qual pertence em seu bairro, a fim de evitar aglomerações.

A transmissão será acompanhada simultaneamente e com comunhão nas Capelas Santo Antônio, São José, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário. Após a missa, haverá a ‘procissão motorizada’ com os carros, saindo da Matriz e passando pelas capelas.

Para os católicos, como o próprio nome diz, Corpus Christi celebra a instituição de Jesus na eucaristia, A comemoração litúrgica católica ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cultura Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts