Católicos da região se preparam para a Semana Santa

Posted by at 14:58 Comments Print

Luiz Aranha

luiz@gazetainterior.com.br

Para os católicos, a Semana Santa tem como essência o Tríduo Pascal, os três dias formados pela Quinta, Sexta e o Sábado Santo. É a preparação para o dia mais importante da fé católica: o Domingo da Ressurreição, a Celebração da Páscoa.

Ao longo do tempo, o povo cristão acrescentou à Semana Santa às festividades do Domingo de Ramos. A piedade popular desenvolveu também as procissões da Semana Santa, em particular a procissão do encontro de Maria com Jesus.

A programação em preparação à Semana Santa acontece com horários especiais para as Confissões, o Sacramento da Penitência, em preparação à Páscoa da Ressurreição de Cristo. A paróquia Senhor Bom Jesus, de Potirendaba, começou a preparação na noite desta terça-feira (27) com a concentração de cinco padres da região para atender centenas de fiéis.

Para o Padre da Paróquia, Sidney Roberto Martins, a quaresma tem como tema a proposta de condução para uma espiritualidade mais profunda dos cristãos. ” As confissões que antecedem a Semana Santa, vem para as pessoas vivenciarem, se arrependerem dos pecados e se salvarem para celebração da misericórdia de Deus”, explica o Padre.

Questionado sobre a diminuição do número de fiéis na Igreja Católica e nas confissões, Sidney explica que cada vez mais gente está se aproximando de Deus e procurando o perdão. ” Há 16 anos quando cheguei em Potirendaba, dez padres levavam seis horas para confessarem a multidão, ontem, por exemplo, estávamos em cinco padres e levamos apenas 3 horas”. O padre explica que esse decréscimo tem uma explicação lógica.

“Antes só existia um único dia para todo mundo se confessar, hoje além de existir mais horários, existe também, uma maior flexibilidade de horários durante toda a semana para que os fiéis possam vir até a igreja”, completa Sidney.

Horários para confissões em Potirendaba:

Quarta-feira dia 28/03: Capela do bairro Santo Antônio – das 14 às 17h00;

Sexta-feira dia 30/03: Capela do bairro do Rosário – das 14 às 17h00;

Terça-feira dia 03/04: Capela do São José – das 14 às 17h00 e à noite a partir das 19h30;

Quinta-feira dia 05/04: Igreja Matriz – após a celebração da missa do Lava Pés

(Foto: Luiz Aranha)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts