Brinquedo ou arma? Gazeta flagra crianças matando pássaros com estilingue

Posted by at 6:43 Comments Print

Em cidades do interior é comum ver uma crianças com estilingue nas mãos. Muitas vezes com autorização dos próprios pais, meninos usam desse “brinquedo” para tirar a vida de inocentes pássaros que formam a fauna Brasileira, uma das mais belas do planeta.

Interrogadas, essas crianças afirmam que utilizam essas ‘armas brancas’ para matarem as aves como diversão. Talvez um trabalho de Educação Ambiental nas escolas e nas famílias, não seria possível para erradicar essa atitude desumana e cruel, que infelizmente ainda existe na infância brasileira?

Esta semana nossa equipe de reportagem flagrou um grupo de crianças em um bairro de Potirendaba, matando animais. Ao notar a presença do nosso fotógrafo, elas fugiram.

Nossa produção foi até a casa de um dos meninos. O pai que não quis gravar entrevista, disse que proíbe os dois filhos de usarem a arma e não sabe onde eles conseguem arrumar o estilingue.

Feitos com forquilha de jabuticabeira, duas borrachas de soro e um couro tirado de sapatões abandonados, o estilingue se torna uma arma mortal, podendo até ferir a própria criança que manuseia o objeto, pois a munições são de bolas de gude ou pedras.

Para o tenente da Polícia Ambiental de São José do Rio Preto, Luis Antonio Vaserino, a prática é crime e prevê multa para os pais ou responsáveis. “Quando for flagrado, o menor pode ser detido, levado para a delegacia e só liberado na presença dos pais. Além do mais eles pagam multa de até R$ 500 por ave abatida e respondem por ato infracional”, diz.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts