Bola de cristal: A quem o futuro pertence?

Posted by at 8:33 Comments Print

Jonas Garcia

[email protected]

 

Já faz parte da nossa cultura todo dia ouvir no rádio ou ler nos jornais e revistas o famoso horóscopo de cada dia que dá dicas de como agir ou que cor usar durante o dia, a fim de nos dar um dia mais ameno e feliz. No entanto, existem pessoas que levam isso muito a sério e buscam em outras vertentes descobrir se o dia de amanhã vai ser melhor, se o tão esperado sonho será realizado ou saber o motivo da má fase pela qual está passando.

Mesmo não acreditando nas ideologias astrólogas, Karina Parra sempre que pode dá uma lida. “Eu sinceramente não acredito em horóscopo não, mas sempre que tenho um tempinho leio. Engraçado é que às vezes as coisas batem”, diz.

Existem várias pessoas que prometem desvendar os segredos do futuro, são os famosos pais de santo, mães de santo, benzedeiras, curandeiros, tarólogos, numerólogos e assim por diante, tendo alguns fornecendo seus “serviços” até pela internet.

Um desses sites é o “Tara clarividência” que promete responder todas as dúvidas do internauta e ainda ajudá-lo a realizar seus sonhos de graça. Para isso basta preencher um simples cadastro com nome, data de nascimento e e-mail, pois são com esses dados que será feita a vidência de maneira imediata.

O empresário Valter (nome fictício), 47 anos, fez o cadastro no site e foi bombardeado com vários e-mails que diziam que sua situação não era das melhores. “Assim que fiz o cadastro, deram uns três minutos e recebi a primeira mensagem me agradecendo pelo cadastro e dizendo que foi minha sorte, pois estava num péssimo período de minha vida, mas que para ela fazer alguma coisa, teria que pagar uma taxa. Aí comecei a desconfiar e parei”, conta.

Numa rápida pesquisa pela internet, a reportagem da Gazeta pôde verificar que na verdade, Tara não passa de um programa de computador comandado por um chinês que extorquia pessoas no mundo todo. Segundo apuração, além de usar de má fé, o programa repassa o e-mail cadastrado para ΓÇÿspansΓÇÖ que, em pouco tempo, deixam sua caixa de mensagens cheia de propagandas.

Para confirmar ainda mais a farsa, nossa reportagem fez dois cadastros no site com nomes e datas de nascimento diferente, e como imaginado as mensagens enviadas foram idênticas dizendo que a situação financeira não estava boa e que o poder para descartar essa má fase bastava usar o cartão de crédito para que ela pudesse comprar o material necessário.

Segundo o psicólogo Tiago Pratis, essa busca em saber o futuro se dá na maioria das vezes quando a pessoa se encontra em momentos difíceis da vida. “A procura por esse tipo de serviço costuma acontecer quando a pessoa passa por momentos difíceis, seja financeiramente, com relacionamentos e etc. Sendo assim, há uma necessidade de acreditar em algo, como se ainda houvesse esperança por algo melhor”, diz Thiago que complementa: “Isso é uma maneira de se obter respostar que de maneira lógica não foram encontradas”.

Fato é que independente de ser verdade ou não, nove em cada dez brasileiros lê, pelo menos, o horóscopo como desencargo de consciência com a finalidade de se ter uma vida melhor.

Foto: Divulgação

Cultura Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts