Bispo de Catanduva dom Otacílio renuncia ao cargo

Posted by at 13:27 Comments Print

O bispo de Catanduva (SP) dom Otacílio Luziano da Silva pediu renúncia ao cargo na manhã desta quarta-feira (10/10/2018). O Papa Francisco já aceitou o pedido.

O motivo ainda mantido em sigilo pela igreja católica, pode ter ligação com as mudanças realizadas por ele em paróquias da diocese. Um dos padres de Catanduva era investigado pelo bispo por possíveis irregularidades na administração de uma paróquia.

Quem assume já a partir desta quarta-feira é arcebispo emérito de Sorocaba, Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Bispo de Catanduva desde 17 de janeiro de 2010, dom Otacílio estudou Filosofia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambas as instituições em Marília (SP), além de ter pós-graduação em Parapsicologia.

Dom Otacílio volta para a diocese de Assis, onde já foi padre e prestará serviços novamente. O pedido já foi aceito pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Confira a nota de agradecimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a dom Otacílio:

Brasília, 10 de outubro de 2018

Prezado Irmão, dom Otacílio Luziano da Silva.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, a notícia de que o Santo Padre, Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Catanduva (SP). Neste momento, trazemos nossa palavra de gratidão ao senhor e as nossas preces por uma serena emeritude.

Lembramos uma palavra do Papa Francisco, pronunciada na oração do Ângelus, em dezembro do ano passado, referindo-se a Deus Pai: “Ele, de fato, é muito generoso conosco, e nós somos enviados a reconhecer sempre seus benefícios, o seu amor misericordioso, a sua paciência e bondade, vivendo assim em um incessante agradecimento”.

Seu lema episcopal também nos inspira: “Revesti-vos da caridade”. Na mensagem do Apóstolo Paulo presente na Carta aos Colossenses encontramos essa expressão chamando à união, na perfeição, com a seguinte continuação: “Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos” (Cl 3,15).

Nosso abraço fraterno.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

(Foto: Agência/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts