Bady Bassitt (SP) fecha 2019 com quase 1 mil casos positivos de dengue; Ibirá quase 900

Posted by at 9:40 Comments Print

Bady Bassitt, 26 de dezembro de 2019

A cidade de Bady Bassitt (SP) foi a campeã com o maior número de casos positivos de dengue na área de cobertura da Gazeta do Interior, em 2019. O município fecha dezembro com quase 1 mil casos confirmados da doença.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados no último dia 19/12/2019. O levantamento foi feito até o último dia 30/11/2019 junto às Divisões Regionais de Saúde (DRS) de cada município e os números podem ser ainda maiores até fechar o ano na próxima terça-feira, dia 31/12.

De acordo com a Secretaria, Bady possui 989 casos positivos de janeiro até novembro. São quase 90 pessoas infectadas todos os meses, três por dia, na cidade.

A cidade contratou, em abril deste ano, uma empresa para combater o mosquito Aedes aegypti por R$ 34 mil mensais, o que não adiantou de nada, diante da enorme epidemia que o município enfrentou.

Ibirá é o segundo município da lista onde o mosquito fez um estrago. Na cidade foram contabilizados 857 casos positivos de dengue.

Guapiaçu vem em seguida com 693 pessoas infectadas e Cedral em 4º lugar com 634 casos.

Uchoa, onde três pessoas infelizmente morreram por conta da doença, aparece na lista em 7ª colocada, com 502 casos. Uma possível explicação para este surto pode estar bem mais próxima do que imaginamos.

A vizinha São José do Rio Preto (SP) foi a cidade do interior do estado com o maior número de casos, batendo o maior recorde da história. Levando em consideração que boa parte dos moradores da região da Gazeta viaja todos os cidade para a cidade, talvez seria uma explicação para o aumento no surto.

Rio Preto teve mais casos que Campinas (SP), por exemplo, que tem mais que o dobro do número de habitantes. O município que tem mais de 1 milhão de habitantes, contabilizou neste período, 26.252 casos de dengue, enquanto Rio Preto que tem menos de 500 mil moradores, registrou 32.466 casos.

Nas 12 cidades de circulação da Gazeta, já são 5.696 casos positivos da doença até o último levantamento, com três mortes registradas em Uchoa. Em todo o Estado de São Paulo, são 385.597 registros até agora.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts