Bady Bassitt poderá receber linha férrea que será desviada de São José do Rio Preto

Posted by at 9:38 Comments Print

Um problema que será resolvido de um lado e empurrado para outro. O contorno ferroviário que será retirado de São José do Rio Preto poderá ser desviado para Bady Bassitt, uma cidade que não para de crescer e que sofrerá as mesmas consequências que a vizinha sofre hoje.

Por dia, são cerca de 10 locomotivas que puxam, uma média, de 80 vagões cada e que passam pelos 20 quilômetros dentro de Rio Preto. Mortes, transtornos e danos irreparáveis poderão ser transferidos para as vizinhas Bady Bassitt, Jaci e Mirassol.

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), definiu nesta última quinta-feira (13/07/2017), o pré projeto para a retirada dos trens. O projeto que deve ficar pronto até outubro deste ano, está orçado em cerca de R$ 8 milhões.

Ao todo são 54 quilômetros de desvio pelas três cidades vizinhas. O tráfego de vagões deixará de passar por 19 bairros de Rio Preto, onde vai tirar de risco a vida de 40 mil pessoas e colocar a de outras 80 mil dessas outras cidades também em perigo.

O contorno, segundo o Dnit, será pela zona rural destes municípios, porém levando em consideração que as cidades, principalmente Bady Bassitt e Mirassol que já estão grudadas em Rio Preto, o contorno não valeria de nada e os transtornos logo voltariam a ocorrer.

Em 2013, um descarrilamento em um bairro de Rio Preto matou oito pessoas e deixou várias feridas. Em março deste ano, outro descarrilamento no centro da cidade por pouco não causou outra tragédia semelhante. Ônibus, carros, motos e pedestres passavam pelo local no momento do acidente e por sorte ninguém ficou ferido.

Questionado, o Departamento disse que o estudo ainda não é definitivo e que todos os impactos serão levados em consideração. A licitação deverá ser aberta depois de outubro, assim que o projeto for concluído.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , , ,

Related Posts