AUSTA hospital conquista mais alta certificação de qualidade e segurança na área da Saúde

Posted by at 9:54 Comments Print

O AUSTA hospital de São José do Rio Preto (SP) recebeu nesta última quinta-feira (12/12/2019), a Acreditação com Excelência, nível 3 – a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação atesta que a instituição alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria continua da qualidade assistencial.

Apenas 168 hospitais têm a Acreditação nível 3 entre os milhares que existem no Brasil. Esta certificação é válida por três anos, período após o qual o hospital passa por nova avaliação, se quiser mantê-la.

“Esta conquista premia a dedicação e o profissionalismo de nossos funcionários e corpo clínico, que há muitos anos aceitaram o desafio de instituir em nosso Hospital a cultura da qualidade e segurança do paciente, referenciada pelos níveis 1, 2 e 3 da ONA”, lembra o cardiologista, Mário Jabur Filho, diretor presidente do hospital.

A ONA 3 certifica que os pacientes encontrem na instituição um ambiente seguro, com infraestrutura de qualidade, além de atendimento de excelência por parte dos profissionais de saúde. “O cuidado na nossa instituição será cada vez mais personalizado e humanizado, próximo de cada profissional e da equipe como um todo”, completou o presidente.

Segundo a enfermeira Maristela Maricato de Souza, gerente assistencial do AUSTA, para se atingir a excelência em gestão, foi fundamental a mobilização de todos os funcionários para se instituir um sistema de gerenciamento completo de desempenho em todos os níveis.

“Temos controle total sobre todos os indicadores em todas as áreas e níveis do Hospital e avaliamos, constantemente, nossos resultados que, em última análise, devem refletir no cuidado. Essa qualidade técnica deve chegar à percepção de quem utiliza a estrutura: pacientes, acompanhantes, nós mesmos, nossa família, bairro, cidade, toda população”, diz.

A conquista da ONA 3 teve satisfação ainda maior para a Diretoria e os funcionários porque o AUSTA pleiteava o nível 2, por ter o nível 1 desde dezembro de 2017. Depois de três dias de auditoria em todos os setores do Hospital, a Fundação Vanzolini, instituição certificadora credenciada pela ONA, concluiu que o centro médio rio-pretense atendia as exigências dos três níveis da ONA.

A cultura da segurança e do cuidado do paciente no AUSTA hospital precede à decisão de buscar a Acreditação ONA. Desde meados de 2004, a instituição está comprometida com as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial de Saúde.

Desde então, o hospital integra um movimento no Brasil em que as instituições de saúde adotam cultura organizacional por meio de planejamento, processos e protocolos, com objetivo de oferecer melhor atendimento e serviços de excelência aos pacientes e demais clientes, com total segurança.

Há sete anos, o AUSTA possui o Núcleo de Segurança do Paciente e seu Plano de Segurança, que funcionam de acordo com diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde.

O hospital tem corpo clínico com mais de 300 médicos de todas as especialidades e recebe todos de forma acolhedora, prestativa, em infraestrutura adequada, que prima por segurança, conforto e acolhimento aos clientes, acompanhantes e todos que passam pela instituição. A instituição dispõe de 140 leitos, 7 salas cirúrgicas e 34 leitos de UTI.

Saiba o que é a ONA

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua.

Fundada em 1999, a ONA se consolidou como principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como a programas da saúde e prevenção de riscos.

(Foto: Divulgação)

Destaques Saúde Últimas Notícias , ,

Related Posts