Audiência Pública discute criação de Região Metropolitana em Rio Preto (SP)

Posted by at 9:50 Comments Print

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Uma Audiência Pública convocada para o próximo sábado (27/02/2021), vai discutir a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto (SP). O projeto vai incluir até 35 cidades da nossa região.

O encontro promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), será realizado às 10h na Câmara Municipal de Rio Preto. Devido à pandemia de COVID-19, as medidas de contenção para evitar a disseminação do coronavírus, a audiência terá um número limitado de lugares para a participação presencial e será transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria.

A nova composição de cidades tem como objetivo transformar a microrregião administrativa de São José do Rio Preto em “Região Metropolitana”. Essa possibilidade tornou se viável após o Governo Estadual sinalizar positivamente a criação da expansão comercial de municípios no entorno de Rio Preto.

A Região Metropolitana será composta por 35 municípios: Bady Bassitt, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Nova Aliança, Potirendaba, Tabapuã, Urupês, Uchoa, Adolfo, Bálsamo, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mirassol, Mendonça, Mirassolândia, Macaubal, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Icém, Paulo de Faria, Poloni, Planalto, Ubarana, São José do Rio Preto, Tanabi, Zacarias, Orindiúva, Sales e Irapuã. Estes municípios terão até o próximo dia 07 de março de 2021 para apresentar suas sugestões.

De acordo com dados apurados, a população total abrangente da região é de 845.225 habitantes, além do movimento do PIB (Produto Interno Bruno) de R$ 29,4 bilhões, tendo uma renda de R$ 33,1 mil per capita.

A criação da região metropolitana promoverá a organização do Estado para promoção do planejamento regional, desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida da população, através de cooperação entre os diferentes níveis do governo.

(Foto: Marcos Augusto/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias

Related Posts