Atletas da região se destacam no atletismo

Posted by at 21:49 Comments Print

Diogo De Maman

diogo@gazetainterior.com.br

 

 

O atletismo atualmente é considerado o segundo esporte mais popular do Brasil, perdendo somente para o futebol. Um dos motivos para o esporte chegar nessa popularidade é que não precisa de muito investimento para começar a praticá-lo.
Com tanta popularidade assim os resultados são nítidos. No Pan Americano de Guadalajara no ano passado, o Brasil conquistou 22 medalhas no atletismo num total de 141 medalhas conquistadas durante a competição. Isso representa aproximadamente 16% das medalhas do país saíram nas pistas de atletismo.
Esses resultados refletem em todo território nacional, inclusive no interior de São Paulo. João Carlos Magalhães de 48 anos, morador de Uchoa, começou a correr a apenas cinco anos e coleciona ótimos resultados. Ele conta que nenhuma restrição física, muito menos a idade são barreiras quando se tem realmente vontade de concretizar um desejo. “Por motivos de saúde comecei a freq├╝entar a academia no ano de 2000, minha saúde começou a mudar, resolvi também praticar natação, daí então, em 2007 comecei a correr e não parei mais”. Magalhães já participou quatro vezes da prova da São Silvestre em São Paulo, e correu no ano de 2010 a Meia Maratona do Rio e foi o melhor classificado da região, com o tempo de 1 hora, 37 minutos e 20 segundos, chegando em 720º lugar na categoria geral e 116º colocado na categoria por idades.
Podemos citar ainda as irmãs gêmeas Valéria Sanches Prieto, de Novais e Valquíria Sanches Prieto, que mora atualmente em Tabapuã, de 30 anos. Valéria conta que ela e a irmã começaram a correr na escola com incentivo do seu professor de educação física na época, Gilberto Yanes. “ Aos 13 anos começamos a correr na escola e nos destacamos nas provas e desde essas provas estamos correndo até hoje”. Ela conta ainda que já participou de umas 200 provas e já fez diversas dobradinhas em 1º e 2º lugar com a irmã. No ano de 2000, as irmãs fizeram dobradinhas na São Silvestre ficando em 21º e 22º na classificação geral. O bom desempenho nas competições é devido ao atual técnico delas Guilherme Salgado.
Apesar do esporte não precisar de um investimento alto para quem quiser praticá-lo. Os órgãos municipais esquecem de dar incentivo ao esporte, e isso é a queixa de Magalhães. “Uchoa tem que incentivar mais o esporte, porque uma cidade de quase 10 mil habitantes, ninguém prática”.

 

Esportes , , , , ,

Related Posts