Apenas 20% dos eleitores de Bady Bassitt, Potirendaba e Nova Aliança tem cadastro biométrico

Posted by at 11:59 Comments Print

A procura pelo cadastramento biométrico ainda está baixo, segundo o Cartório Eleitoral de São José do Rio Preto. Em três cidades da Gazeta apenas 20% dos eleitores tem a digital cadastrada para as próximas eleições.

Nas eleições para prefeito e vereadores de 2020, os moradores Potirendaba, Bady Bassitt e Nova Aliança ainda não serão obrigados a votarem com a digital, mas a chefe do cartório da 126ª Zona Eleitoral, Juliana Freire dos Santos, garante que se estes eleitores deixarem para a última hora não será possível realizar o cadastro de todos a tempo.

“Temos 31 mil eleitores nestes três municípios e só 20% deles realizaram o cadastro. Se todos estes cidadãos deixarem para a última hora, infelizmente não teremos estrutura suficiente para atender todos de uma só vez e vai correr o risco do eleitor ficar sem votar”, comenta.

Em Potirendaba, a Justiça Eleitoral promoveu até o último dia 31/05/2019 uma campanha de cadastramento. Na cidade, 1.250 eleitores puderam realizar alistamentos, transferências e a biometria.

O agendamento que começou no dia 23/04 se esgotou em apenas três dias. A prefeitura disponibilizou funcionários, a Câmara cedeu o espaço e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os computadores e um representante.

No total, 12.632 eleitores de Potirendaba precisam realizar o cadastramento biométrico. Até o momento, segundo o TRE, apenas 13,05% deste total já tem a digital cadastrada.

A identificação por meio da impressão digital visa garantir ao eleitor a segurança na hora do exercício do voto. “Esclarecemos que os eleitores podem e devem realizar o agendamento e vir ao cartório até Rio Preto, que o cadastramento é realizado normalmente”, comenta.

Para ir até Rio Preto, antes o cidadão precisa realizar o agendamento prévio pelo site do TRE ou pelo telefone (17) 3227-7359 das 12h às 18h00. O cartório fica na rua Américo Gomes Novoa, 711 – Jardim Redentor (próximo ao Plaza Avenida Shopping).

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts